A Prefeitura de Boa Vista tem intensificado a expansão da Atenção Básica à Saúde e avançado de forma significativa nas obras de construção de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porte 4. Com cerca de 70% das obras concluídas, as UBSs estão localizadas nos bairros Caranã, Santa Tereza, Cidade Satélite e Nova Cidade, proporcionando mais acesso e qualidade no atendimento à população.
“Nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Boa Vista alcançou um marco histórico na expansão da Atenção Básica à saúde, com a maior ampliação já vista no Brasil. Durante esse período, foram entregues nove Unidades Básicas de Saúde. Nosso compromisso é seguir ampliando cada vez mais esse serviço essencial, beneficiando à população”, destacou o prefeito Arthur Henrique.
Estrutura das UBSs com Porte 4
As novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com estrutura de Porte 4, contarão com 26 salas e terão capacidade para realizar até 4.600 atendimentos por mês. Elas contarão com equipes completas de Estratégia Saúde da Família (ESF), compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, agentes comunitários de saúde (ACS) e equipes de Saúde Bucal (ESB).
Entre os serviços oferecidos à população, estarão: consultas médicas e de enfermagem, acompanhamento de pré-natal, vacinação, testes rápidos, farmácia, atendimento odontológico e sala para exames de malária, entre outros. Essas UBSs representarão um avanço significativo no acesso à saúde para a comunidade local.
Investimentos que geram emprego e renda
Os investimentos na área da saúde têm gerado cerca de 100 empregos diretos no setor da construção civil, impulsionando a economia local e fortalecendo a infraestrutura da cidade.
O pedreiro Marcelo Pereira, 40 anos, com 20 anos de experiência na construção civil, tem sido parte fundamental das obras das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Boa Vista. Ele participou da construção da UBS no bairro Equatorial, entregue em março do ano passado, e atualmente trabalha na nova UBS Prof. Mariano de Andrade, localizada no bairro Caranã.
“Estou há três anos trabalhando nessa empresa e me sinto orgulhoso de contribuir para mais uma obra de UBS, que no futuro, beneficiará a população”, disse Marcelo.
Quem também expressa sua gratidão em contribuir com um serviço tão importante para população é o servente Ozenildo Aniceto, de 48 anos. Ele tem atuado na obra da UBS Vila Jardim, localizada no bairro Cidade Satélite.
“É uma honra trabalhar para a prefeitura. Moro no João de Barro e vejo o quanto essa UBS, com sua grande estrutura, vai beneficiar não apenas a minha família, mas todos os moradores da região”, afirmou Ozenildo.