Na manhã desta sexta-feira, 17, instrutores e servidores administrativos do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) participaram da palestra “Proteção e Cuidado: Prevenção e Intervenção no Abuso Sexual”, que capacitou os profissionais a identificar sinais de abuso sexual em crianças e adolescentes.
O psicólogo André Lemano, especialista em psicologia clínica, conduziu a palestra e destacou os principais indícios que podem ser observados em crianças vítimas de violência. Ele reforçou a importância de os profissionais estarem atentos às mudanças de comportamento manifestadas durante as aulas.
“Nosso objetivo é capacitar os profissionais para que saibam identificar os sinais, acolher a criança de forma adequada e oferecer o encaminhamento necessário para ela e sua família. Muitas vezes, os professores são a primeira pessoa em quem a criança confia para desabafar”, explicou Lemano.
Célio Magalhães, instrutor de balé no CCJuv e com 24 anos de experiência na área, foi um dos participantes da capacitação. Ele destacou a relevância do tema para lidar com situações sensíveis no ambiente escolar.
“Como profissionais da pedagogia, nosso olhar deve ir além do desenvolvimento acadêmico. Precisamos estar atentos, como uma ‘águia’, às mudanças comportamentais das crianças, que muitas vezes podem sinalizar situações de abuso,” afirmou Magalhães.
A superintendente de Programas Especiais, Marília Pinto, reforçou o compromisso do CCJuv em criar ambientes seguros para as crianças e adolescentes atendidos.
“É essencial que nossos instrutores tenham acesso a informações e conhecimentos diversos. Além disso, essas orientações serão compartilhadas com os pais dos alunos. Inicialmente, as palestras estão sendo realizadas no Polo Buritis, mas serão estendidas às demais unidades da capital”, destacou.
Ciclo de capacitação
As atividades continuam na tarde desta sexta-feira, com a participação de outros professores e servidores que trabalham diretamente com crianças. Na próxima semana, a capacitação abordará o tema bullying nos ambientes educacionais.