CCJuv abre período de matrículas nos polos de Boa Vista nesta terça-feira

São 2.573 vagas, com novidades como aulas culturais, esportivas e serviços de saúde; previsão é que as aulas comecem em 3 de fevereiro em todas as unidades do Estado. – Fotos: Alfredo Maia | SupCom/ALE-RR

O Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) iniciou nesta terça-feira, 21, o período de matrículas para 2.573 vagas destinadas aos novos alunos que frequentarão gratuitamente as atividades em seus polos de Boa Vista.

Entre os primeiros a garantir uma vaga estava o aposentado Antônio Nogueira, que compareceu para matricular seu neto Miguel Ítalo, de 16 anos, nas aulas de jiu-jitsu do centro. Para ele, essa é uma forma importante de ocupar o tempo livre de crianças e adolescentes além da escola. “É excelente essa ocupação para as crianças, que passam o dia em casa sem fazer nada. Tem que ter essa atividade, se eu pudesse, eu faria também”, afirmou.

Antônio Nogueira, aposentado.

O adolescente, que já teve experiência na arte marcial, aguarda ansioso o retorno aos tatames. “Eu já praticava jiu-jitsu antes e queria ter essa emoção de lutar novamente, talvez até participar de campeonatos. Conversei com minha mãe e, como meu irmão já treina aqui há dois anos, pedi para meu avô fazer minha matrícula. Estou um pouco nervoso porque faz tempo que não luto e estou fora de forma, mas estou muito ansioso”, revelou Miguel.

Novidades

O ano de 2025 promete muitas novidades, segundo a superintendente de Programas Especiais, Marília Pinto. “Teremos aulas de violino, violoncelo e flauta para crianças e adolescentes, além de violão para adultos no período vespertino, complementando as já existentes aulas de zumba e treino funcional para o seguimento”, destacou a superintendente.

A instituição também está resgatando o coral de servidores da Assembleia Legislativa e planeja iniciar turmas de defesa pessoal para mulheres. Outro projeto é a revitalização da cultura do boi-bumbá, tradicional folclore amazônico, que será integrado às atividades de treinamento funcional e dança.

Miguel Ítalo, de 16 anos.

Em parceria com a Faculdade Cathedral, os alunos ainda terão acesso a atendimento odontológico e psicológico. “A faculdade está assinando um acordo de cooperação técnica com o Poder Legislativo. Todas as instituições são responsáveis pela garantia dos direitos das crianças, e contamos com o apoio integral do presidente da Assembleia, deputado Soldado Sampaio, que está à frente deste projeto voltado para o futuro de Roraima”, explicou a Marília Pinto.

Como fazer a matrícula?

Para garantir vaga nas atividades esportivas e culturais, os pais ou responsáveis devem comparecer ao polo de interesse das 8h às 12h e das 14h às 18h, munidos dos seguintes documentos (original e cópia):

– RG e CPF do aluno e dos responsáveis

– Comprovante de residência

– Declaração escolar

– Uma foto 3×4

– Laudo médico (se houver necessidade)

Com foco no impacto social, a instituição continuará aceitando matrículas enquanto houver disponibilidade de vagas nos polos, buscando ampliar a qualidade de vida de crianças e adolescentes.

“O CCJuv [Centro de Convivência da Juventude] vai além da oferta de esporte e cultura: trabalhamos o desenvolvimento cognitivo, a saúde mental e emocional, aprimoramos o caráter, a visão de futuro, a solidariedade, a disciplina e o espírito de equipe, além de proporcionar todos os benefícios fisiológicos que o esporte oferece”, concluiu Marília Pinto.

Marília Pinto, superintendente de Programas Especiais.

Confira a lista de modalidades por polos:

– Polo CCJUV Buritis – avenida Ataíde Teive, nº 3510, bairro Buritis (prédio da Superintendência de Programas Especiais)

Modalidades disponíveis: balé (5 a 17 anos); ginástica rítmica (5 a 17 anos); breakdance (7 a 17 anos); K-Pop (9 a 17 anos); teatro (7 a 17 anos); coral (6 a 17 anos); teclado (7 a 11 anos); violão (adulto); violino (7 a 17 anos); caratê (6 a 17 anos); jiu-jítsu (6 a 17 anos); judô (6 a 17 anos); capoeira (6 a 17 anos); futebol (6 a 17 anos); treino funcional (adulto); e zumba (adulto)

– Polo CCJuv SHC – Rua S-33, nº 158, bairro Senador Hélio Campos

Modalidades disponíveis: balé (5 a 17 anos); ginástica rítmica (5 a 17 anos); jiu-jítsu (6 a 17 anos); judô (6 a 17 anos); caratê (6 a 17 anos); treino funcional (adulto); e zumba (adulto)

– Polo CCJuv Pedra Pintada – avenida Diamante, nº 1227, bairro Pedra Pintada

Modalidades disponíveis: balé (5 a 17 anos); capoeira (5 a 17 anos); jiu-jítsu (6 a 17 anos); caratê (6 a 17 anos); futebol (5 a 17 anos); e zumba (adulto)

– Polo CCJuv Espaço MT Arena – rua S-33, nº 158, bairro Senador Hélio Campos (Polo SHC). Endereço onde ocorre as aulas: rua HC-04, 162-S – Senador Hélio Campos

Modalidades disponíveis: futebol (5 a 17 anos) e zumba (adulto)

– Polo CCJuv Murilo Teixeira – rua SR-07, quadra 18 lote 95 – bairro Murilo Teixeira

Modalidades disponíveis: futebol (5 a 17 anos) e zumba (adulto).

Suellen Gurgel

Veja também

Topo