Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: marcioweissenstein@hotmail.com
Instagram: @marcioweissenstein

Ainda recebendo parabéns pela comemoração de mais um aniversário no domingo, 26, a querida Soraia Gouveia. Na foto, com Cleo Pinheiro. – Foto: Acervo Pessoal

Epílogo

• O curta-metragem “Epílogos: Memórias de Roraima” reúne 12 depoimentos de personagens de várias áreas de conhecimentos e de atuação em Roraima e gira em torno dos 35 anos de implantação do estado, em 1991.
***
• As personagens entrevistadas são protagonistas deste período e relatam em primeira pessoa suas memórias a partir da oralidade, o papel que desempenharam, os momentos importantes que testemunharam, as conquistas, os desafios e suas expectativas quanto ao futuro.
***
• Das primeiras 12 entrevistas que vão fazer parte do curta participaram: uma líder indígena, um cientista político, um historiador, um filósofo, um economista, uma ex-secretária de estado e conselheira, um senador, um ex-vereador e ex-garimpeiro, um desportista, uma imortal da Academia Roraimense de Letras, um publicitário e um músico.

Epílogo II

• Realizado no formato de documentário, o curta-metragem é a primeira fase de um projeto de extensão “Epílogos: Memórias de Roraima”, do curso de Jornalismo da UFRR, sob a coordenação de Edileuson Almeida e deve reunir depoimentos de 35 personagens.
***
• O coordenador destaca que essa é a primeira produção do recém-criado Laboratório Avançado de Pesquisas e Experimentos em Jornalismo na Amazônia (LAPEJ) do curso de Jornalismo da UFRR. A produção envolve 15 pessoas, sendo um professor, um técnico em audiovisual, oito estudantes de jornalismo e cinco profissionais externos.
***
• “Epílogo: memórias de Roraima” é produzido pela equipe e voluntários do LAPEJ, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo do Governo de Roraima, com recursos da Lei Paulo Gustavo e realização do Ministério da Cultura do Governo do Brasil. Mais informações: 95-98411-9389, epilogororaima@gmail.com ou no instagram.

On line

• O livro “Palavradeiros: antologia poética – volume 5” reúne os textos finalistas do Concurso Literário Palavradeiros 2024 e foi disponibilizado gratuitamente na internet.
***
• A antologia é composta por poemas de oito alunos de ensino fundamental e médio de escolas públicas de Roraima que ficaram da primeira à terceira colocação ou receberam menção honrosa no concurso.
***
• A obra foi organizada pelo escritor Aldenor Pimentel e publicada pela Wei Editora.

Quadrinhos

• O Circuito Amazônico de Quadrinhos é uma iniciativa inovadora que reúne diversos eventos de quadrinhos das cidades da Amazônia, com o objetivo de fortalecer e dar visibilidade à produção de quadrinhos da região.
***
• Outro objetivo do circuito é viabilizar a captação de recursos e patrocínios, possibilitando o fortalecimento da infraestrutura dos eventos e garantindo a continuidade do projeto ao longo dos anos.
***
• A programação de 2025 será realizada Boa Vista, no dia 12 de abril.

Reabilitação

• A deputada estadual Joilma Teodora protocolou na ALE-RR, um Projeto de Lei que garante a fisioterapia de reabilitação às mulheres mastectomizadas [retirada de mama], na rede pública estadual de saúde.
***
• Além de devolver a autoestima, por meio da melhora da condição física e da imagem, a proposta tem como finalidade a prevenção e o tratamento de complicações como linfedema [inchaços em determinadas partes do corpo] e alterações posturais.
***
• A matéria ainda garante o direito público a saúde e a dignidade dessas pacientes, com diretrizes que melhorem o seu atendimento. Para que a execução do acesso à fisioterapia de reabilitação às mulheres mastectomizadas aconteça de forma positiva, a celebração de convênios entre o poder público e parceria com pessoas físicas, jurídicas de direito público e privado, nacionais ou internacionais podem ser firmados.

Lançamento

• Vem aí o primeiro livro do gênero distopia de Roraima.
***
• Intitulado “Filho de Vênus”, o romance do escritor Aldenor Pimentel foi publicado em dezembro de 2024 e será lançado em fevereiro deste ano, na Casa da Cultura, sede da Academia Roraimense de Letras.
***
• Publicado pela Wei Editora, é o primeiro romance publicado por Aldenor Pimentel, o primeiro de distopia, gênero literário que retrata uma sociedade imaginária opressiva. A publicação foi financiada com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, mediante aprovação em edital da Secretaria de Cultura de Roraima (Secult).

Campanha

• A Estácio lançou uma oferta para quem deseja iniciar sua trajetória no ensino superior em 2025.
***
• Os candidatos já tinham a chance de conquistar até 70% de bolsa no curso todo, agora terão a oportunidade de garantir uma vaga na graduação em um dos cursos da instituição também com duas mensalidades grátis, ao utilizar o cupom REBECA.
***
• A oferta é válida até o dia 28 de janeiro, e os interessados podem acessar o site para conhecer os cursos participantes e conferir o regulamento.

Registro do lançamento do livro “Histórias e Memórias de Boa Vista”, do autor Reginaldo Gomes, na Academia Roraimense de Letras. Na foto, ladeado por Cícera Lucas e Reinaldo Imbrozio Barbosa. – Foto: Acervo Pessoal

POR FALAR NISSO…

# Nesta segunda-feira, 27, é Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto, Dia da Elevação do Brasil Vice-Reinado (1763) e Dia Internacional do Conservador Restaurador.

# Completam anos nesta segunda-feira, 27: Manoel Antônio Cardoso Cruz e Daniele Esbell.

# As inscrições para o concurso público do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) encerram as 18h desta segunda-feira, 27.

# Em recente entrevista, Bolsonaro diz que acorda todos os dias ‘com a sensação da PF na porta’. Não seria pra menos.

# O Pátio Roraima Shopping, em parceria com o Sesc-RR, recebe a exposição Melodia em Cores, que está disponível para visitação até 12 de fevereiro, na Praça de Eventos. O projeto reúne 12 obras de artistas visuais, ilustradores e desenhistas residentes em Roraima, que traduziram suas percepções e emoções a partir de músicas de artistas locais, criando espaços para diálogos entre arte e música.

# Centenas de casais do mesmo sexo se casaram na Tailândia na última quinta-feira, 23, momento em que o país se torna o primeiro no Sudeste Asiático a reconhecer casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

A liderança indígena Telma Taurepang é uma das entrevistadas do curta-metragem “Epílogos: Memórias de Roraima”. – Foto: LAPEJ-UFRR.

VIRALIZAR

• Fernanda Torres foi indicada ao Oscar de melhor atriz por seu desempenho como Eunice Paiva no filme Ainda Estou Aqui.
***
• O longa também foi nomeado a melhor filme internacional e surpreendeu ao aparecer ainda na principal categoria da premiação, a de melhor filme.
***
• O anúncio foi feito na manhã da última quinta-feira, 23 em um evento transmitido pela internet. A cerimônia de premiação está marcada para 2 de março.

FLOPAR

• Dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam uma preocupante média de nove ocorrências de estupro por hora no Brasil, totalizando 78.395 registros ao longo do ano.
***
• A maior parte das vítimas é composta por mulheres, com 67.820 casos, enquanto 9.676 vítimas são do sexo masculino. Em alguns casos, a identificação do gênero não foi possível, abrangendo 899 registros.
***
• Nove pessoas foram estupradas a cada hora no Brasil em 2024.

Em recentes trilhas pela serra do Tepequém, Jonathas Spensor. – Foto: Acervo Pessoal

Veja também

Topo