Seed capacita alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado para a educação de jovens e adultos

Foco é a construção de competências básicas de leitura, escrita e matemática. – Foto: Ascom | Seed

A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) está promovendo a formação inicial para 17 alfabetizadores que atuarão no PBA (Programa Brasil Alfabetizado). A capacitação ocorre no auditório do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima) entre segunda, 3, a sexta-feira, 7 de fevereiro, no horário das 8h às 18h, com intervalo para o almoço.

O objetivo da formação é capacitar os alfabetizadores populares para atuarem no programa, promovendo o desenvolvimento de práticas pedagógicas adequadas à realidade de jovens e adultos.

O foco é a construção de competências básicas de leitura, escrita e matemática, além do fortalecimento da autonomia dos educandos por meio da valorização de suas experiências e saberes prévios.

A chefe da Dieja (Divisão de Educação de Jovens e Adultos) da Seed, Fernanda Rodrigues, destacou a importância da capacitação, que é essencial para garantir que tanto o jovem quanto o adulto tenha acesso a uma educação de qualidade que atenda às necessidades e à realidade local em que estão inseridos.

“Este programa é um passo importante para reduzir os índices de analfabetismo no Brasil e também no estado de Roraima. Ele veio para não somente alfabetizar, mas também para resgatar a inclusão social e a cidadania dos nossos jovens e adultos”, disse Fernanda.

Início das aulas

As aulas do programa terão início no dia 10 de fevereiro e serão realizadas em seis municípios do estado: Boa Vista, Alto Alegre, Uiramutã, Mucajaí, Amajari e Cantá, além de dois abrigos localizados na capital.

A expectativa é atender cerca de 360 jovens, adultos e idosos que darão início a uma nova etapa de suas vidas, adquirindo conhecimentos fundamentais para sua formação e inclusão social.

A equipe técnica do programa segue finalizando os processos de inserção das turmas nos sistemas oficiais, garantindo que todas as unidades estejam devidamente organizadas para iniciar as atividades educacionais.

Layze Menezes

Veja também

Topo