A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) está promovendo a formação inicial para 17 alfabetizadores que atuarão no PBA (Programa Brasil Alfabetizado). A capacitação ocorre no auditório do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima) entre segunda, 3, a sexta-feira, 7 de fevereiro, no horário das 8h às 18h, com intervalo para o almoço.
O objetivo da formação é capacitar os alfabetizadores populares para atuarem no programa, promovendo o desenvolvimento de práticas pedagógicas adequadas à realidade de jovens e adultos.
O foco é a construção de competências básicas de leitura, escrita e matemática, além do fortalecimento da autonomia dos educandos por meio da valorização de suas experiências e saberes prévios.
A chefe da Dieja (Divisão de Educação de Jovens e Adultos) da Seed, Fernanda Rodrigues, destacou a importância da capacitação, que é essencial para garantir que tanto o jovem quanto o adulto tenha acesso a uma educação de qualidade que atenda às necessidades e à realidade local em que estão inseridos.
“Este programa é um passo importante para reduzir os índices de analfabetismo no Brasil e também no estado de Roraima. Ele veio para não somente alfabetizar, mas também para resgatar a inclusão social e a cidadania dos nossos jovens e adultos”, disse Fernanda.
Início das aulas
As aulas do programa terão início no dia 10 de fevereiro e serão realizadas em seis municípios do estado: Boa Vista, Alto Alegre, Uiramutã, Mucajaí, Amajari e Cantá, além de dois abrigos localizados na capital.
A expectativa é atender cerca de 360 jovens, adultos e idosos que darão início a uma nova etapa de suas vidas, adquirindo conhecimentos fundamentais para sua formação e inclusão social.
A equipe técnica do programa segue finalizando os processos de inserção das turmas nos sistemas oficiais, garantindo que todas as unidades estejam devidamente organizadas para iniciar as atividades educacionais.