Roraima fortalece gestão da saúde pública com oficina do FortaleceSES

Foram pactuados os próximos passos do projeto em Roraima, que prevê mais cinco oficinas até 2026. – Fotos: Ascom/Sesau

A Sesau (Secretaria de Saúde) realizou a terceira edição da oficina do projeto FortaleceSES, iniciativa conduzida pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).

A ação acontece em todo o Brasil, para qualificar a gestão pública de saúde, com planejamento e avaliação estratégica dos serviços oferecidos à população.

O evento foi realizado ao longo de toda a última quinta-feira, 30, no auditório da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde, com gestores estaduais, municipais e de saúde indígena, além de especialistas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos parceiros do projeto.

Durante a programação, foi analisada a situação de saúde como um todo, indicadores de mortalidade materna, fetal e infantil, além da priorização de problemas e construção de soluções. Ao final, foram pactuados os próximos passos do projeto em Roraima, que prevê mais cinco oficinas até 2026.

Para o coordenador de planejamento da Sesau, Nadson Sena, a oficina é uma oportunidade de unir esforços para aprimorar os serviços de saúde. “Nosso objetivo é garantir que a população tenha acesso a uma saúde mais eficiente e de qualidade. É um projeto para integrar diversas instituições e públicos-alvos na construção de estratégias para qualificar os processos de trabalho”, afirmou.

O facilitador do projeto em Roraima e representante do Conass, Sérgio Vinícius, detalhou que o FortaleceSES é realizado em todos os Estados, para qualificar a gestão estadual e municipal com um conjunto de oito oficinas. “Além disso, trabalhamos com uma trilha educacional no Espaço Digital de Aprendizagem Ativa, oferecendo cursos voltados para o planejamento e avaliação de políticas públicas”, finalizou.

Veja também

Topo