Operação Lei Seca: Detran-RR e PMRR abordam menor de idade dirigindo veículo sob efeito de álcool

O jovem alegou que tinha ido para academia e depois foi ao shopping e consumiu apenas dois chops. – Fotos: Ascom Detran-RR

O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), com apoio da Polícia Militar, realizou uma blitz da operação Lei Seca na noite desta sexta-feira, 31, em dois pontos da Capital. A própria legislação diz que é tolerância zero para bebida alcoólica.

Quando faziam a operação na avenida Santos Dumont, os agentes se depararam com um motorista que deu uma arrancada brusca no veículo, uma picape, na avenida Ville Roy. O fato ocorreu às 23h15. Imediatamente, alguns agentes se deslocaram na tentativa de abordar o condutor.

Antes de abordarem o condutor, os agentes observaram que ele dirigia em velocidade acima da permitida na avenida e fazia manobra perigosa conhecida como “cavalo de pau”, colocando em risco a própria vida e de outras pessoas que transitavam pelo trecho da avenida.

A abordagem aconteceu próximo ao semáforo no cruzamento das avenidas Terêncio Lima com Mário Homem de Melo. O veículo era conduzido por um jovem, tinha uma mulher jovem no banco do passageiro. No banco de trás, um adolescente sem cinto de segurança e um garoto, de aproximadamente 10 anos, sem utilizar o assento de elevação.

Ao ser solicitada a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o condutor informou não possuir carteira por ter apenas 17 anos. Os agentes pediram outro documento de identificação, ele também não tinha naquele momento. O carro está no nome da mãe do jovem, que disse ser morador do bairro Cinturão Verde.

Os agentes então procederam com o trabalho de fiscalização. Primeiro foi feito o teste do etilômetro, que registrou 0,24mg/L de álcool por litro de ar alveolar, confirmando a ingestão de bebida alcoólica. O próprio jovem afirmou que tinha ido para academia e depois foi ao shopping no bairro Caçari e consumiu dois chops.

Além da alcoolemia, os agentes identificaram várias infrações como arrancada brusca, velocidade incompatível com a via, motorista sem CNH, permitir que pessoa dirija veículo sem CNH, suspensão modificada, sistema do escapamento adulterado, sem uso da cadeirinha para criança, sem cinto de segurança. O carro foi removido ao pátio de apreensão do Detran-RR.

O agente de fiscalização de trânsito do Detran-RR, S. Costa, informou que na Lei Seca a tolerância é zero álcool no organismo. “Nesse caso menor de idade, quem vai responder por essa situação será o proprietário do veículo”, disse.

Mais de 100 veículos foram abordados durante operação Lei Seca

Durante a primeira operação Lei Seca de 2025, que ocorreu nas avenidas Santos Dumont e Ville Roy, os agentes do Detran-RR, com apoio da PMRR, abordaram 104 veículos, sendo 80 carros e 24 motocicletas.

A ação resultou em 32 autos de infrações como veículo sem licenciamento, cinco; sem CNH, sete; permitir pessoa sem CNH conduzir veículo, três, entre outros atos infracionais. Foram removidos sete carros e uma motocicleta para o pátio de apreensão do Detran.

Ainda na Operação Lei Seca desta sexta-feira, os agentes de fiscalização de trânsito realizaram 81 testes de etilômetro, sendo que 10 deram positivo para alcoolemia, e três condutores se recusaram a fazer o teste. Dois motoristas foram conduzidos à delegacia de polícia.

Edilson Rodrigues

Veja também

Topo