Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: marcioweissenstein@hotmail.com
Instagram: @marcioweissenstein

Registro da posse dos novos defensores públicos do Estado de Roraima: Isabela Souza, Cássio Rauedys e Mariana Falcão, na última segunda-feira, 3, na sede da Defensoria Pública. – Foto: Eduardo Andrade

Vestibular

• Em 2025, o processo seletivo dos cursos do Insikiran acontecerá via internet, por meio deste endereço eletrônico.
***
• A forma de seleção ocorrerá por meio da análise do Histórico Escolar, da análise do Currículo Comprovado e de uma Carta de Intenção que poderá ser escrita em português ou em uma das línguas indígenas previstas no edital. Não será cobrada taxa de inscrição.
***
• O Curso em Saúde Coletiva Indígena ofertará 40 vagas e o Curso de Gestão Territorial Indígena ofertará 40 vagas. Já o Curso de Licenciatura Intercultural ofertará 60 vagas, distribuídas por Áreas de Habilitação, sendo 20 vagas para Ciências da Natureza, 20 vagas para Ciências Sociais e 20 vagas para Comunicação e Artes.

Primeiras linhas

• O Sesc-RR lançou o concurso literário “Primeiras Linhas”, destinado a escritores e poetas iniciantes.
***
• As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro por meio do site da instituição. O edital completo está disponível no site do Sesc Roraima. Mais informações podem ser obtidas com o setor de Cultura do Sesc, pelo e-mail: cultura@sescrr.com.br ou pelo WhatsApp: (95) 99140-8294.
***
• A proposta do concurso é identificar novos talentos literários e estimular a produção local. Podem participar autores com até três livros publicados, sejam eles no formato físico ou digital, por editora ou de forma independente.

Doação

• As cores dos meses do ano foram instituídas para conscientizar a população sobre diversas doenças. Fevereiro, por exemplo, tem duas cores: roxo, que alerta para o lúpus, a fibromialgia e o mal de Alzheimer; e laranja, que chama atenção para a leucemia.
***
• A leucemia embora seja considerada uma doença rara, esse tipo de câncer é um dos mais comuns entre adultos. No Brasil, estima-se que até 2025 surjam mais de 11,5 mil novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
***
• O transplante de medula óssea é uma das principais alternativas de tratamento para a leucemia e outras 80 doenças que afetam o sangue. Para incentivar a doação, a Lei nº 1.326, aprovada na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) em 2019, concede isenção da taxa de inscrição em concursos públicos estaduais para doadores cadastrados. A norma, de autoria da ex-deputada Lenir Rodrigues, busca ampliar o número de voluntários e reforçar o compromisso social.

Poppers

• O poppers, termo popular para os nitritos de alquila estão em alta pelas noites paulistanas.
***
• Vendida em pequenos recipientes de vidro para serem abertos e cheirados, a substância era reservada ao uso entre quatro paredes, durante o sexo. Pois ela provoca o relaxamento da musculatura anal e vaginal, facilitando a penetração. Por isso, foi apelidada a “droga do amor”.
***
• Mas há outros efeitos atrelados aos poppers: euforia, desinibição e escapismo. A mesma sensação produzida por outros entorpecentes, como o álcool, só que modo mais rápido e potente. Agora chegou nas festas na região central paulistana.

Poppers II

• O preço também disparou devido a alta procura, dependendo do tamanho do frasco varia de R$ 160 a R$ 320.
***
• Os nitritos de alquila estão na lista de substâncias proibidas pela Anvisa.Os frascos são traficados da Europa e da América do Norte.
***
• O uso frequente pode gerar tolerância, levando à busca de doses maiores para obter o mesmo efeito. O que pode elevar os riscos cardiovasculares e respiratórios.

Desconhecida

• No cerrado, não há quem não conheça o baru. De setembro a novembro, os frutos do baruzeiro caem aos montes e cobrem o chão.
***
• Duros e resistentes, são coletados e guardados como bem precioso —as castanhas escondidas dentro deles rendem alimentos nutritivos até o ano seguinte.
***
• Já tem muito gringo comendo Baru. Pois desde 2021 as castanhas estão sendo exportadas para os Estados Unidos.

Atividades

• A Secretaria Especial da Mulher (SEM) da ALE-RR está com inscrições abertas para a turma de defesa pessoal, voltada ao público feminino em geral, para interessadas de todas as idades.
***
• A instituição ofertará ainda aulas de jazz, exclusivas para mulheres do Grupo Terapêutico Flor Lótus, assim como para outras atendidas pela SEM.
***
• As aulas terão início em março e as inscrições podem ser feitas pelo ZapChame (95 98402-0502), desde segunda-feira, 3, ou presencial na sede da SEM localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1470, no bairro Aparecida, em Boa Vista. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Em clic exclusivo para a coluna, as senhoras Ana Pereira & Ebenézer Neves. – Foto: Acervo Pessoal

POR FALAR NISSO…

# Nesta quarta-feira, 5, é Dia do Datiloscopista, Dia Nacional da Mamografia e Dia do Dermatologista.

# Comemoram idade nova nesta quarta-feira, 5: Thiago Fernandes Amorim, o 1º SGT QPCBM Mariana dos Santos, o juiz Thiago Russi Rodrigues e Ângela Chagas.

# Encarar o fim como fato e possibilidade e, ainda assim, seguir a vida. É essa inquietante dualidade que encontramos em “finde mundo” (164 págs.), obra de estreia na poesia da atriz, dramaturga e roteirista Lígia Souto, publicada pela editora Patuá.

# Contemplada, em 2023, pelo Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres (MinC), a obra conta com a caligrafia da autora e poemas que brincam com a informalidade, além de paratextos assinados pelo escritor e jornalista Leo de Sá Fernandes.

# Roraima registrou mais de 84,5 megawatts de potência instalada na geração própria de energia solar. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o estado possui 6,1 mil conexões operacionais de energia solar em telhados e pequenos terrenos, espalhadas por 13 cidades.

# O Banco Central (BC) confirmou que os boletos podem ser pagos desde segunda-feira, 3, por meio do Pix. A medida pode ser feita por meio de QR Code específico inserido no próprio documento.

Marcando presença, o gerente da Smart Fit, do Roraima Garden Shopping, Paulo França. – Foto: Yasmin Gudes Esbell

VIRALIZAR

• Como narrar a trajetória de Ariano Suassuna, um dos maiores nomes da cultura brasileira? Pela vida? Pela obra? Pelo passado? Pelo presente? E quem é capaz de abarcar a totalidade de um sujeito que mudou a história da arte brasileira?
***
• Pensando nestas questões, o pesquisador Anderson da Silva Almeida (@andersondasilvalmeida), doutor e mestre em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF), organizou a obra “Ariano Suassuna no teatro da vida”, publicada pela editora CRV.
***
• Com extenso trabalho no campo de pesquisa, Anderson já foi finalista do Prêmio Jabuti de Literatura, em 2018, na categoria Biografias e vencedor do Prêmio Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional, em 2010.

FLOPAR

• O Pólo Norte magnético se desloca do Canadá rumo à Sibéria. Para uma navegação precisa, aviões, navios e dispositivos GPS precisam de dados de localização exatos.
***
• No entanto, o campo magnético da Terra tem se comportado de forma inesperada. A bússola aponta para o norte – isso é fato. Mas onde exatamente fica o Polo Norte magnético é algo que há muito não se sabe mais ao certo.
***
• A cada ano, ele se move vários quilômetros, o que tem sérias implicações para a navegação global. Mesmo os menores desvios podem deslocar as coordenadas da destinação em centenas de quilômetros.

O representante da quadrilha Coração do Sertão, João da Cruz. – Foto: Ascom Parlamentar

Veja também

Topo