Nesta terça-feira, 4, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Roraima apreendeu 50 baterias veiculares sucateadas trazidas da Guiana. A apreensão ocorreu na BR 401, em Bonfim.
Durante fiscalização a um veículo que seguia de Bonfim para Boa Vista, os policiais encontraram 50 baterias veiculares sucateadas, em mau estado de conservação e derramando líquidos tóxicos. Conforme informado pelo condutor, que já foi detido por contrabando, as baterias foram adquiridas na Guiana.
O homem, de 31 anos, foi detido pelos crimes de contrabando e crime ambiental e apresentado à Polícia Federal.
As baterias veiculares contém substâncias tóxicas para a saúde humana e meio ambiente, como chumbo e mercúrio, e quando lançadas ao solo, podem contaminar a terra e lençóis freáticos, além de afetar os animais. A reação química no interior das baterias, libera gases tóxicos como o Dióxido de Enxofre que poluem o ar.
A Resolução 257/1999 do CONAMA, estabelece regras de descartes e de logística reversa de pilhas e baterias. As baterias, depois do seu esgotamento energético, devem ser devidamente entregues ao fabricante ou distribuidor para que seja realizado o descarte seguro e ecologicamente correto.