A nova temporada do programa Portal Cultural, da TV Assembleia (canal 57.3), se inicia nesta quinta-feira, 6, com foco no ecoturismo. Um dos principais pontos turísticos do Estado, a Serra do Tepequém será retratada pelo programa da Casa Legislativa com ênfase também nas histórias das pessoas que vivem do turismo roraimense.
A produção especial está dividida em dois episódios, sendo o primeiro focado nas histórias de moradores das vias de acesso ao Tepequém: a BR-174 e RR-203. São relatos de fazendeiros e comerciantes que vendem produtos, a exemplo da famosa paçoca de Roraima, para os turistas que vão à serra.
“O ‘Quarto de Bode’ é um empreendimento familiar que existe há 40 anos. Foi deixada essa fazenda pelo nosso pai aos sete filhos e, durante esse tempo, vimos a transformação da região com a construção da BR-174”, disse a empreendedora Giselia Cabral em um dos trechos da produção.
Já o segundo episódio será exibido em 13 de fevereiro e enfatiza as belezas naturais do Tepequém, com destaque para as cachoeiras do Paiva e do Barata. Além disso, o programa entrevista antigos moradores, que chegaram à região ainda na época do garimpo.
A jornalista e apresentadora do Portal Cultural, Francis Carvalho, ressaltou que os programas trazem histórias inspiradoras, além de possibilitar o conhecimento do potencial turístico da serra pelo telespectador.
“Foi uma viagem de dois dias, que nos rendeu muito material, e por isso decidimos dividir essa aventura em dois programas. Ouvimos histórias de pessoas que nasceram na região, outras que vieram de outros estados em busca de conquistarem um espaço. Todas essas pessoas ouvidas tinham vários sentimentos em comum, entre eles, o amor pela terra e pela história que estão construindo ali”, pontuou Francis.
Para a superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa, Sônia Lúcia Nunes, o Portal Cultural contribui não somente para divulgar o turismo do Estado, mas também promove comunicação pública por meio do canal do Legislativo.
“Ter um programa dedicado à cultura e identidade de Roraima é essencial para a comunicação pública que a TV Assembleia pretende realizar. O Portal Cultural busca fortalecer o sentimento de pertencimento, valorizar as histórias do nosso povo e contribuir para o reconhecimento da riqueza cultural do Estado. Dar visibilidade ao que somos e ao que temos de mais autêntico é um dos nossos objetivos”, afirmou a superintendente.
A temporada 2025 do Portal Cultural começa nesta quinta, a partir das 18h30, na TV Assembleia, e pode ser vista também por meio do canal da ALE-RR no YouTube (@assembleiarr).
Patrimônio cultural
A Lei n° 2.026/2024, criada e aprovada no parlamento roraimense, reconheceu a Serra do Tepequém como patrimônio material, histórico e cultural de Roraima. Conhecida pelo forte ecoturismo, a serra está localizada no município de Amajari e fica a cerca de 200 km de distância de Boa Vista.
Conforme a norma, a valorização histórico-cultural refere-se às cachoeiras, grutas, cursos de água, igarapés, nascentes, corredeiras e a Vila do Tepequém. A autoria do texto é da deputada Catarina Guerra (União).