Poder Judiciário: novos dirigentes do TJRR assumem gestão para o biênio 2025/2027

Evento ocorreu no auditório do Fórum Sobral Pinto; desembargador Leonardo Cupello assumiu a presidência do TJRR. – Fotos: Nucri | TJRR

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizou, na quarta-feira, 5, a cerimônia de posse da nova gestão para o biênio 2025/2027. O evento ocorreu no auditório do Fórum Sobral Pinto, em Boa Vista, reunindo magistrados, servidores, autoridades e convidados.

O desembargador Leonardo Cupello assumiu a presidência do TJRR, acompanhado pelo vice-presidente, desembargador Almiro Padilha, pelo corregedor-geral de justiça, desembargador Erick Linhares, pela ouvidora-geral, desembargadora Elaine Bianchi, e pela diretora da Escola Judicial de Roraima, desembargadora Tânia Vasconcelos.

Nova Diretoria do TJRR.

A cerimônia seguiu o protocolo oficial, e o desembargador Jésus Nascimento, que esteve à frente do TJRR no último biênio (2023/2025), parabenizou o novo presidente e ressaltou a honra de realizar a transição para a nova gestão.

“Hoje, ao relembrar minha posse há dois anos, sinto uma grande nostalgia e me recordo do desafio e da satisfação de manter o Tribunal de Justiça no mesmo nível de excelência. Estou me despedindo com a sensação de dever cumprido, agradecendo à minha equipe e destacando a importância do Poder Judiciário para a democracia. Ao passar a presidência para o desembargador Leonardo Cupello, me sinto leve e confiante de que fiz o meu melhor”, declarou o desembargador Jésus Nascimento.

Durante o discurso, o novo presidente destacou os principais objetivos da gestão, enfatizando a necessidade de aproximar ainda mais o Judiciário da sociedade por meio de uma administração compartilhada.

Desembargador Leonardo Cupello.

“Ultrapassar desafios é a essência da gestão. Daremos continuidade ao que tem funcionado e aprimoraremos o que pode ser melhorado. Nosso compromisso é aperfeiçoar o atendimento à população, desde os menores detalhes até as demandas mais amplas e prioritárias. Queremos tornar a Justiça mais acessível e eficiente para toda a sociedade”, afirmou o presidente Leonardo Cupello.

Antes da solenidade, o presidente concedeu uma entrevista coletiva à imprensa de Roraima, reafirmando a proposta de gestão compartilhada e democratização da Justiça. Ele também destacou a importância do relacionamento com a imprensa e dos avanços nos serviços judiciais, incluindo a implementação de inteligência artificial para otimizar os processos.

“A imprensa é um elo fundamental entre o Poder Judiciário e a sociedade. Acreditamos que, por meio do compartilhamento de ideias e ações, podemos democratizar ainda mais a Justiça. Temos projetos de grande impacto, incluindo melhorias no atendimento, agilização dos serviços e avanços nos sistemas eletrônicos. Estamos em uma era de inteligência artificial, e o Tribunal precisa acompanhar essa evolução para oferecer um serviço ainda mais moderno e eficiente”, destacou.

Autoridades nacionais também participaram do evento de forma virtual. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, desejou boa sorte e parabenizou a nova gestão do TJRR. “Felicidades e muito boa sorte. Que todos sejam abençoados nessa missão importantíssima de prestar justiça. E sempre lembrando: a justiça é antes, um serviço público, do que um poder,” afirmou.

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, que também participou do evento virtualmente, destacou a importância do momento, ressaltando a continuidade administrativa na magistratura e o compromisso com a prestação jurisdicional. “São dois anos, mas muito pode ser feito nesse período, claro, sempre colocando um tijolo sobre outro, com uma administração sucedendo a outra, sem desfazer aquilo que eventualmente seja proveitoso para a prestação jurisdicional,” completou.

Presidente Leonardo Cupello com o governador Antonio Denarium e o vice-presidente da ALE-RR, Jorge Everton.

Ao parabenizar a nova gestão, o governador de Roraima, Antonio Denarium, garantiu a continuidade da parceria e falou sobre a forte atuação da justiça e o respeito à população.

“Início de uma nova jornada institucional, que simboliza tanto renovação quanto continuidade. A Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça compartilham o compromisso de garantir que a justiça seja uma realidade para a população, especialmente para os vulneráveis. Tenho confiança de que avançaremos em eficiência e humanização, e a Defensoria seguirá como parceira na construção de um futuro mais justo,” pontuou o defensor-geral.

O procurador-geral de Justiça, Fábio Bastos Stica, reiterou a parceria entre as instituições Ministério Público e Tribunal de Justiça.

“Em nome do Ministério Público, e não apenas como procurador-geral de Justiça, tenho a certeza de que encontrará uma parceria sólida [dirigindo as palavras ao novo presidente Leonardo Cupello]. Que juntos possamos oferecer um serviço de excelência à população do nosso estado, honrando nossa responsabilidade com dedicação e compromisso.”

Conheça o presidente e o vice-presidente do TJRR para Biênio 2025/2027

Desembargador Leonardo Cupello.

Presidente

Presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, o desembargador Leonardo Pache de Faria Cupello, filho de Raphael Cupello e Saisyl Pache de Faria Cupello, nasceu no dia 31 de dezembro de 1958, no Rio de Janeiro/RJ. É especialista, mestre e doutorando em Ciências Criminais, além de especialista e doutorando em Relações Internacionais. Também atua como escritor jurídico, internacionalista e professor universitário de Direito.

Com mais de 30 anos de atuação na magistratura, destacou-se como juiz de Direito, diretor do Fórum Advogado Sobral Pinto, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), além de exercer atualmente o cargo de desembargador do TJRR. Ao longo de sua trajetória, liderou projetos sociais, contribuiu para a modernização do Judiciário e foi reconhecido por diversas instituições por seu comprometimento e excelência profissional.

Atualmente, além de presidente do Poder Judiciário de Roraima, Leonardo Cupello também atua como diretor representante da Associação Nacional de Desembargadores (ANDES) e dedica-se ao exercício da docência e pesquisa acadêmica.

Desembargador Almiro Padilha.

Vice-Presidente

Atual vice-presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, o desembargador Almiro José Mello Padilha, filho de Pedro Padilha da Silva e Otacília Mello Padilha, nasceu no dia 6 de junho de 1960, em Júlio de Castilhos/RS.

Mestre em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania, e doutorando em Direito Privado, é bacharel em Direito pela Universidade de Cruz Alta/RS. Ingressou na magistratura em 10 de outubro de 2001, assumindo o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Roraima pelo Quinto Constitucional da OAB.

Presidiu o Tribunal de Justiça de Roraima nos biênios 2009-2011 e 2015-2017, e exerceu o cargo de corregedor-geral de justiça nos biênios 2003-2005, 2011-2013 e 2019-2021. Presidiu o Tribunal Regional Eleitoral nos anos de 2007/2008.

Poeta e cantor Eliakin Rufino.

Atualmente, é supervisor do Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário, preside a Câmara Cível e coordena a Coordenadoria dos Juizados Especiais e o Comitê Gestor da Primeira Infância – CGPIN/RR, além de integrar o Comitê Gestor de Metas do Poder Judiciário de Roraima e o Centro de Inteligência da Justiça Estadual de Roraima – CIJERR.

Cultura e Inclusão

A solenidade também contou com apresentações culturais e ferramentas importantes que garantiram acessibilidade e inclusão. O hino do Estado de Roraima foi interpretado pela soprano Karisse Bloss, acompanhada pelo músico Kleber Gomes. O poeta e cantor Eliakin Rufino apresentou músicas regionais, e o grupo “Música Sem Fronteiras”, formado por jovens e crianças indígenas, trouxe tradição ao evento.

O TJRR assegurou ainda o compromisso com a acessibilidade, garantindo recursos como interpretação em Libras, audiodescrição e legendas na transmissão da posse, cumprindo a Resolução CNJ nº 401/2021.

A cerimônia completa pode ser acessada neste link

Veja também

Topo