Cães e gatos: ALE-RR inicia cadastramento para castração gratuita no Programa do Bem-Estar Animal

Iniciativa pioneira entre as Assembleias Legislativas do Brasil, além de contribuir para o controle populacional de animais, auxiliará na redução de casos de abandono. – Fotos: Jader Souza / Carol Falcão | SupCom/ALE-RR

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) deu início, neste sábado, 8, à primeira etapa do Programa do Bem-Estar Animal, que oferece castração gratuita de cães e gatos. A iniciativa idealizada pelo presidente da Comissão de Defesa e Proteção aos Direitos dos Animais do Poder Legislativo, deputado Marcinho Belota (PRTB), visa atender tutores sem condições financeiras para arcar com o procedimento, contribuindo para o controle populacional e a prevenção de doenças nos animais.

Akiyama de Souza, desenvolvedor de sistemas.

O primeiro cadastramento ocorreu na Praça do Tamanduá, no bairro Cidade Satélite, zona oeste de Boa Vista, reunindo centenas de pessoas interessadas no serviço. Entre os participantes estava o desenvolvedor de sistemas Akiyama de Souza, que levou sua cadela Branquinha. “Vi essa oportunidade e decidi castrá-la para evitar problemas futuros. Cuidar da saúde do pet é essencial”, afirmou.

A estudante Janiele Cardoso também aproveitou a oportunidade para cadastrar sua gata de seis meses. “Quero garantir que ela continue sempre em casa. Quando entram no cio, muitas gatas acabam fugindo. Vi essa iniciativa nas redes sociais e decidi participar”, contou. Ela ainda destacou a importância do programa para quem tem vários animais. “Muita gente não pode pagar pelo procedimento, e essa oportunidade é essencial para o bem-estar dos pets”.

Maria Raimunda da Silva, aposentada.

A aposentada Maria Raimunda Silva ressaltou o impacto positivo da ação. “Tenho muitos gatos em casa e não sabia mais o que fazer. Não posso deixar os filhotes desamparados, mas também não tinha como pagar tantas castrações. Esse programa veio na hora certa”, comemorou.

O deputado Marcinho Belota, presidente do Programa do Bem-Estar Animal, vinculado à Superintendência de Programas Especiais, celebrou a grande adesão da população e reforçou que a castração será um compromisso permanente da ALE-RR. “Nosso objetivo é facilitar o acesso ao procedimento, levando o cadastramento até os bairros e garantindo que os animais sejam castrados com qualidade e segurança. A castração não é apenas uma questão de bem-estar animal, mas também de saúde pública”.

Deputado Marcinho Belota.

Para garantir a segurança e o sucesso das cirurgias, o médico veterinário Tiago Monteiro destacou os benefícios do procedimento: “A castração previne doenças graves como tumores mamários, infecções uterinas e TVT (Tumor Venéreo Transmissível). Além disso, reduz hormônios que podem influenciar problemas comportamentais”. Ele também alertou sobre os cuidados pós-operatórios, que incluem repouso, medicação adequada e higiene para evitar complicações.

A meta do programa é realizar mais de 600 castrações por mês, atendendo cerca de 6 mil animais até o final do ano. Os próximos bairros a receberem o cadastramento serão Pedra Pintada e Pérola. A população pode acompanhar o calendário e locais das próximas ações por meio das redes sociais da ALE-RR.

Com essa iniciativa, a ALE-RR se torna a primeira Assembleia Legislativa do Brasil a implementar um programa próprio de castração.

Raynãa Fernandes

Topo