![](https://roraimaemfoco.com/wp-content/uploads/2025/02/grupoocara1.jpeg)
Na tarde desta terça-feira, 11, no Plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), ocorreu a reunião de preparação para o evento, que contará com uma grande festividade cultural no dia 7 de março.
O Movimento Cultural Ocara Dabacuri (Ocara), em parceria com o Centro de Convivência da Juventude (CCJUVE) da ALERR, organiza o evento junto ao Cerimonial da Casa Legislativa. A festividade contará com uma narrativa cultural interpretada por Liss Silva, que mostrará a construção do empoderamento feminino de geração em geração. Além disso, o grupo de dança tribal As Icamibas apresentará uma dança tradicional da cultura amazônica.
“Estou emocionada em dar vida a esse personagem e representar todas nós”, disse Liss.
A diretora de Artes do Ocara, Evilânia Oliveira, destacou a importância do evento para celebrar o empoderamento feminino.
“Essa festa é uma oportunidade para celebrar a força e a resistência das mulheres indígenas, que têm sido marginalizadas e silenciadas por séculos”, disse Evilania.
A Superintendência dos Programas Especiais da Assembleia (SPE) também apoia o evento. “Será uma excelente oportunidade para mostrar a força e a resistência das nossas mulheres amazônicas e para celebrar a nossa cultura e a nossa identidade”, disse a superintendente da SPE, Marília Pinto.
Segundo os organizadores, ainda haverão outras homenagens e homenageadas na Casa Legislativa que preza pela representatividade feminina.