Trilhas da prevenção: projeto sensibiliza alunos da rede estadual sobre escolhas certas para a vida

Objetivo é empoderar os jovens para que tomem decisões conscientes e responsáveis, reforçando a importância do autocuidado. – Fotos: Stephane Queiroz

O Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), via Ceped (Coordenação Estadual da Política de Enfrentamento às Drogas), em parceria com a Seed (Secretaria de Educação e Desporto), está promovendo o projeto “Trilhas da Prevenção: Escolhas Que Contam”.

O projeto visa sensibilizar os alunos das escolas estaduais sobre a importância das escolhas saudáveis e a prevenção ao uso de substâncias psicoativas, além de abordar, de forma lúdica e simplificada, o que são drogas, quais seus efeitos sociais e no corpo, como identificar situações de risco e como pedir ajuda especializada.

A ação, que teve início nas escolas Gonçalves Dias e Lobo D’Almada, é realizada por meio de um jogo de tabuleiro, com uma abordagem educativa e interativa que busca promover reflexões e diálogos sobre os desafios enfrentados pelos jovens em relação ao uso de drogas, além de estimular o desenvolvimento de habilidades que contribuam para a construção de um futuro mais saudável.

A secretária Tânia Soares afirmou que o projeto é uma ferramenta fundamental no combate ao uso indevido de drogas e na promoção do bem-estar social.

“O objetivo é empoderar os jovens para que tomem decisões conscientes e responsáveis, reforçando a importância do autocuidado, além de contribuir para a formação de uma geração mais consciente, saudável e preparada para enfrentar os desafios da vida”, opinou.

Segundo o coordenador da Ceped, Junior Campos destacou que este ano a meta do projeto “Trilhas da Prevenção: Escolhas Que Contam” é alcançar mais de 3.000 adolescentes, fortalecendo assim o eixo de prevenção às drogas no Estado de Roraima.

“A Coordenação Estadual da Política de Enfrentamento às Drogas trabalha com os três eixos: cuidado, prevenção e inserção social. E nas escolas iremos trabalhar a prevenção por meio do jogo de tabuleiro educativo”, disse.

A Assistente Social, Karla Herreira, explicou que a ação busca sensibilizar os alunos das escolas estaduais sobre a prevenção ao uso de substâncias psicoativas.

“O projeto tem o objetivo de trazer informações aos alunos sobre as drogas, seus efeitos, consequências e formas de tratamento por meio das atividades de prevenção e cuidado, para que possam fazer boas escolhas e tomar decisões conscientes”, afirmou.

Ágata Lima

Veja também

Topo