Roraima mais Leite: produtores de Mucajaí recebem 90 matrizes girolando do programa

Programa é o maior projeto de bacia leiteira da história do Estado; ao todo, serão entregues três mil matrizes prenhes. – Fotos: Oséias Martins

Os pequenos produtores rurais de Mucajaí foram contemplados, nesta quinta-feira, 13, com mais uma etapa do Programa Roraima Mais Leite. Durante a solenidade realizada na Fazenda Minas Gerais, no km 50 da BR-174, foram entregues 90 matrizes prenhes da raça Girolando, reforçando o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da bacia leiteira do município.

A ação contou com a presença do governador de Roraima Antonio Denarium, além de produtores da agricultura familiar de mucajaí, servidores e autoridades estaduais e municipais. Nesta entrega, 18 famílias foram beneficiadas com o projeto, que já totaliza 825 novilhas entregues em todo o Estado para fomentar a produção de leite em Roraima.

Expansão do programa

De acordo com o governador, o programa Roraima Mais Leite é o maior projeto de bacia leiteira da história do Estado. Ao todo, serão entregues três mil matrizes prenhes com diagnóstico de gestação confirmado, beneficiando diretamente pequenos pecuaristas da agricultura familiar.

“Cada produtor recebe cinco matrizes Girolando para sua produção. Desde o ano passado, já distribuímos 180 animais em Rorainópolis, 90 em Caroebe, 90 em São João da Baliza, 90 em São Luís do Anauá, 90 em Caracaraí, 90 em Iracema, 105 em Boa Vista e agora 90 em Mucajaí. Vamos seguir atendendo os demais municípios, pois, no nosso governo, os produtores da agricultura familiar são valorizados”, afirmou Denarium.

Produtores destacam impacto do programa na renda familiar

A produtora Antônia de Fátima, que há 14 anos se dedica à produção de leite no Tronco Tamandaré, pontuou a importância do apoio do Estado para a bacia leiteira no município. “Esse incentivo é fundamental para a expansão da produção com mais qualidade e eficiência. A chegada dessas novilhas representa um avanço significativo para garantir um rebanho mais produtivo e sustentável”, disse.

Já o produtor Robson da Silva, que chegou a Roraima nos anos 90 e há cinco anos atua na produção de leite no Apiaú, enfatizou a transformação que o programa tem fornecido aos pequenos pecuaristas.

“Comecei a minha produção de queijos recentemente e hoje comercializo toda a demanda para Boa Vista. Esse projeto do Governo tem fortalecido não apenas a produção aqui do município, como também a economia rural, garantindo mais qualidade ao leite e seus derivados”, ressaltou.

Aumento da produtividade e fortalecimento da economia local

O secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Márcio Grangeiro, destacou o impacto positivo do programa no aumento da produtividade das propriedades rurais que já alcançam mais de 20 litros de leite por dia.

“O Roraima Mais Leite foi desenvolvido para reduzir a dependência do Estado na importação de leite e produtos lácteos. Temos um mercado crescente e precisamos expandir a produção regional. Quando você aumenta a produtividade, consegue atingir novos mercados e fortalecer ainda mais a economia local”, explicou Grangeiro.

Com a continuidade das entregas e o suporte técnico oferecido pelo programa por meio do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), o Roraima Mais Leite se consolida como uma ação essencial para o crescimento da pecuária leiteira no Estado, garantindo mais renda e desenvolvimento para os pequenos produtores rurais.

Michel Sales

Veja também

Topo