![](https://roraimaemfoco.com/wp-content/uploads/2025/02/ccjuvpalestra6.jpeg)
Com o objetivo de capacitar instrutores e servidores para o trabalho em equipe no Centro de Convivência da Juventude (Ccjuv), mais um ciclo de palestras foi realizado nesta sexta-feira, 14, na sede da Superintendência de Programas Especiais (SPE). O evento contou com a participação de 30 colaboradores.
De acordo com o psicólogo André Lemano, responsável por ministrar mais uma palestra direcionada aos servidores do CCJuv, atividades como a desta sexta-feira fortalecem a comunicação, otimizam a eficiência, estimulam a criatividade e o aprendizado, além de estreitar os laços entre os colaboradores e professores.
![](https://roraimaemfoco.com/wp-content/uploads/2025/02/andrelemano2.jpeg)
“Todos nós estamos inseridos em algum grupo social, então aprender a trabalhar em equipe e conviver é fundamental. Nós abordamos assuntos como inteligência emocional, os desafios do trabalho coletivo e a superação de desafios. O sucesso depende de todos os envolvidos nesse processo”, explicou.
Carla Brito, servidora da secretaria no Polo Buritis, destacou a importância da capacitação contínua dos profissionais para garantir um serviço de excelência à população.
“O alinhamento da nossa equipe é fundamental, pois fortalece a comunicação, otimiza o desempenho e assegura que todos estejam preparados para enfrentar os desafios do dia a dia, oferecendo um atendimento cada vez mais eficiente e de qualidade às crianças, adolescentes e aos pais”, afirmou
Outro servidor presente no evento foi o professor de judô Alex Andrade, que ministra aulas para quatro turmas de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Ele destacou a importância das capacitações no ambiente de ensino.
![](https://roraimaemfoco.com/wp-content/uploads/2025/02/alexandrade1.jpeg)
“Cada palestra tem seu valor, especialmente para nós, que trabalhamos com crianças de perfis diversos. Essas formações nos ajudam a aprimorar nossas abordagens, entender melhor as necessidades dos alunos e criar um ambiente mais acolhedor e motivador para o aprendizado.”
Ciclo de capacitações
Desde janeiro, a diretoria do Centro de Convivência da Juventude tem promovido palestras e capacitações para servidores e professores dos polos de Boa Vista. Segundo o diretor administrativo do CCJuv, Márcio Vieira, o objetivo dessas iniciativas é aprimorar a preparação dos profissionais, proporcionando conhecimentos e estratégias que contribuam para um trabalho mais eficiente e colaborativo.
“Ainda temos duas capacitações agendadas para o final de fevereiro e março, com ênfase em planejamento e estratégia, visando aprimorar o desempenho de nossos servidores e fortalecer a dinâmica de trabalho. Quando finalizarmos este primeiro bloco, posteriormente iniciaremos mais um ciclo.”