Fevereiro Roxo: palestra na SEM/ALE-RR alerta sobre prevenção e diagnóstico do Alzheimer

Ação visa levar mais informação sobre doença aos servidores lotados no órgão subordinado à Assembleia Legislativa. – Fotos: Nonato Sousa | SupCom/ALE-RR

A Secretaria Especial da Mulher (SEM), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), promoveu, nesta sexta-feira, 14, uma palestra para servidores sobre uma das doenças abordadas na campanha Fevereiro Roxo: o mal de Alzheimer. O evento ocorreu no auditório do órgão do Legislativo e contou com a participação do médico e farmacêutico Kácio Mourão, que explicou as causas, sintomas e impactos dessas condições na vida das pessoas.

Mourão, que é formado em medicina pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e pós-graduado em Envelhecimento Saudável e Medicina Estética, destacou a importância do diagnóstico precoce e de levar mais informação sobre a doença.

Palestrante Dr. Kácio Mourão, médico e pós-graduado em Envelhecimento Saudável.

“Hoje falamos sobre o Alzheimer, uma doença que causa danos permanentes, afetando não só o paciente, mas também a família. Apesar da gravidade, ainda é muito subnotificada. Com o envelhecimento da população, especialmente no Brasil, que será um dos países mais longevos do mundo em 25 anos, precisamos dar mais atenção ao tema. O impacto vai além da saúde, gerando desafios socioeconômicos e emocionais para todos os envolvidos”, explicou Mourão.

Entre os participantes da palestra, estava a servidora pública Eliane Rodrigues, que abordou sobre o próprio caso da doença na família. Ela enfatizou a relevância de debater o tema, sobretudo com o intuito de e ter mais bem-estar.

Servidora Eliane Rodrigues comentou sobre caso da doença na própria família.

“Quando minha mãe foi diagnosticada, não sabíamos o que era. Ela esquecia o presente, mas lembrava do passado com detalhes, como um vestido amarelo da juventude. Nossa mãe passou a precisar de nós como antes precisávamos dela. Hoje, cuido da minha mente, alimentação e faço exercícios, pois o histórico familiar é um fator de risco, sendo a informação essencial para prevenção e qualidade de vida”, revelou Eliane.

Já para a servidora Juliana do Nascimento, a informação serve de alerta para identificação de casos no próprio círculo social. “É essencial participar, pois ajuda na prevenção e identificação da doença, tanto para nós quanto para familiares e amigos. O Alzheimer não surge isoladamente, pode estar ligado a alterações hormonais ou outras condições de saúde. Nosso bem-estar geral influencia diretamente na prevenção”, afirmou após assistir à palestra.

Para servidora Juliana do Nascimento, informação serve de alerta.

Ação contínua

A SEM/ALE-RR tem intensificado ações informativas com foco na saúde dos próprios servidores. Por meio dessa política, realizou palestra em alusão à campanha Janeiro Branco, que alerta sobre os cuidados com a saúde mental e, neste mês, o foco é no “Fevereiro Roxo”, que trata da conscientização sobre as doenças lúpus, mal de Alzheimer e fibromialgia.

A diretora da SEM/ALE-RR, Glauci Gembro, ressaltou que a iniciativa faz parte do compromisso da secretaria em promover informação e conscientização sobre temas que impactam diretamente a população.

“Nos preocupamos com a saúde mental e, todo mês, trazemos palestrantes para abordar esse tema. Queremos proporcionar mais conhecimento e qualidade de vida aos nossos servidores, para que também possam atender melhor as mulheres assistidas na secretaria”, frisou a diretora.

Glauci Gembro, diretora da SEM/ALE-RR: ‘Queremos proporcionar mais conhecimento e qualidade de vida aos nossos servidores’.

Atendimento Chame e Centro Reflexivo Reconstruir

O Chame atende, acolhe e orienta mulheres que sofrem diversos tipos de violência no contexto familiar, por meio de uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, advogada e assistente social.

O Centro Reflexivo Reconstruir também oferece esses serviços, porém é destinado aos autores de violência doméstica. A equipe do programa realiza encontros para tratar sobre temas sensíveis a exemplo de depressão, estresse e agressividade, álcool e drogas, valores familiares e Lei Maria da Penha (nº 11.340/06).

Os dois programas da ALE-RR estão disponíveis à população na sede da Secretaria Especial da Mulher, localizada na Avenida Santos Dumont, 1.470, bairro Aparecida. Já as moradoras de Rorainópolis e adjacências, podem buscar apoio no núcleo no novo prédio do programa especial da ALE-RR, na Avenida Dra. Yandara, nº 3.058, no Centro. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Além disso, há o ZapChame pelo número (95) 98402-0502, que funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.

Anderson Caldas

Veja também

Topo