Sugestões e críticas: gilvancostarr@gmail.com (95) 99169-1011
Pacientes renais
A situação dos pacientes renais em Roraima parece que ainda tem muito pano para a manga.
Nesta quinta-feira, a Comissão de Saúde da ALE-RR recebeu representantes dos pacientes, que relataram denúncias sobre o atendimento na Clínica Renal, que presta serviço ao governo estadual.
O presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Claudio Cirurgião (União), disse que vão investigar de forma intensa as denúncias, a fim de acabar, definitivamente, com os problemas enfrentados na saúde pública. Será confeccionado um relatório, apresentado em plenário e, posteriormente, protocolado nos órgãos responsáveis.
Atualmente, cerca de 370 pacientes renais precisam de tratamento em Roraima.
CPI da Saúde
Diante dessa situação e de outras denúncias na área, o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), já admite a possibilidade de ser criada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os problemas na saúde publica em Roraima.
Na sessão desta quarta-feira, 19, Sampaio fez um discurso expondo os graves problemas que a população de Roraima enfrenta e acatou sugestão do vice-presidente da Casa, deputado Jorge Everton, de instaurar processo de impeachment contra Lorenzon, para afastá-la do cargo.
Pode começar ai mais uma queda de braço entre a ALE-RR e o Governo do Estado.
Energia da Venezuela
O deputado federal Defensor Stélio Dener (Republicanos/RR) fez duras críticas ao Governo Federal quanto ao novo contrato de importação de energia elétrica da Venezuela para Roraima.
Dener argumentou que logo após o início do fornecimento de energia desse novo contrato, houve um apagão que comprometeu o fornecimento de energia em 65% da capacidade de Roraima.
A concessionária de energia local justificou alegando que o problema ocorreu na linha de transmissão entre Santa Elena (VEN) Boa Vista, provocando um efeito cascata em toda rede.
O parlamentar afirma que tomará providências solicitando o cancelamento do contrato.
Via Pix ou TED
Foi aprovado ontem, 19, na ALE-RR, um Projeto de Lei que permite o pagamento de fiança concedida por autoridade policial ou judicial através de transferência eletrônica disponível (TED) ou Pix no estado.
Se sancionado pelo governador Antonio Denarium, a iniciativa vai facilitar a vida de quem precisa pagar uma fiança, sobretudo nos finais de semana, sem precisar ter de sacar o dinheiro em espécie para isso, como acontece atualmente.
Os autores do PL, deputados estaduais Tayla Peres (Republicanos) e Neto Loureiro (PMB), afirmam que a aprovação trará mais viabilidade para quem precisar, além de ser algo mais viável fora do período de expediente bancário.
CNH vencida
Incrível a quantidade de condutores que circulam por Roraima com sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vencida.
Levantamento do Detran-RR aponta que são mais de 45 mil condutores nessa situação no Estado.
Vale lembrar que dirigir com o documento vencido por mais de 30 dias é uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, além de acarretar sete pontos na carteira do motorista.
Golpe do Consórcio
Uma ação conjunta realizada ontem, 19, com a participação do Procon Municipal, o CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) de Roraima, a GCM (Guarda Civil Municipal) e a PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da DDCON (Delegacia de Defesa do Consumidor), interditou uma empresa suspeita de aplicar golpes ao induzir consumidores ao erro em contratos de consórcio.
De acordo com as investigações, a empresa induzia os consumidores a erro, fazendo-os acreditar que estavam contratando um financiamento, quando, na verdade, estavam assinando um contrato de consórcio.
Além disso, a empresa se apropriava de quase 95% dos valores pagos como entrada pelos clientes.
Top 100
O senador Hiran Gonçalves (Progressistas-RR) foi reconhecido como uma das 100 personalidades mais influentes da saúde em 2024.
Ontem, 19, ele foi homenageado durante o evento Welcome Saúde, realizado pelo Grupo Mídia em parceria com a Abimed.
A premiação destaca profissionais e líderes que contribuem significativamente para o avanço do setor no Brasil.
“Longa construção criminosa”
A denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, aponta que ele liderou uma “organização criminosa” que, a partir de 2021, “se dedicou a incitar a intervenção militar no país” e, assim, deflagrar um golpe de Estado.
Ao longo das 272 páginas da denúncia apresentada na noite da última terça-feira, 18, a PGR elenca fatos, evidências e depoimentos de investigados, como o do ex-ajudante de Ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid.
A denúncia conclui que Bolsonaro e outras 33 pessoas, incluindo ex-ministros e militares de alta patente, agiram para minar a confiança popular no sistema eletrônico de votação e nas instituições democráticas brasileiras.
Alimentos mais baratos
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse nesta quinta-feira, 20, em entrevista a emissoras de rádio durante o programa “Bom Dia, Ministro”, que já é possível encontrar alimentos com preços mais em conta em supermercados do país.
Teixeira avaliou, entretanto, que é preciso que os preços caiam ainda mais e que ainda tem muito o que fazer.
Acho que o ministro precisa conhecer a realidade de Roraima, porque aqui não houve essa queda de preço visualizada por ele.