IFRR realiza processo seletivo para contratar professores para atuarem em especialização

A bolsa para professor formador é de R$1.850,00; a destinada a professor tutor, de R$1.100,00. O pagamento é de responsabilidade da Capes/MEC. – Fotos: Ascom | IFRR

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) está com editais abertos para a contratação de profissionais para atuarem no curso de pós-graduação lato sensu Gestão na Educação Profissional e Tecnológica, que será ofertado na modalidade EAD.

Confira os editais nos links a seguir:

Professor Formador.

Professor Tutor.

O curso de especialização será executado pelo Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP/IFRR), atendendo aos seguintes polos: Amajari, Boa Vista, Cantá, Caracaraí, Mucajaí e Alto Alegre.

Realizadas pela internet, as inscrições para os seletivos, que são gratuitas, ocorrerão por meio do Sistema de Gerenciamento de Concursos (SGC), no período de 20 de fevereiro a 6 de março. A seleção será feita mediante análise curricular, conforme documentação específica mencionada em cada edital.

Conforme o edital, os professores formadores devem ser, preferencialmente, docentes do IFRR, embora a inscrição de professores externos também seja permitida. Os candidatos precisam ser residentes no Estado de Roraima e ter disponibilidade para viajar e ministrar aulas presenciais durante os encontros.

Já no caso dos professores tutores, estes devem comprovar residência no município em que estão concorrendo à vaga. Os candidatos passarão por capacitação pela equipe de trabalho da Coordenação de Educação a Distância da unidade executora (Cead/CNP).

Os componentes curriculares e a formação exigida estão descritos nos respectivos editais. Lembramos que não é permitido o acúmulo de bolsas dos cargos de formador e tutor.

Segundo a diretora de Políticas de Educação a Distância (Dipead), professora Solange Almeida, o curso foi aderido pelo IFRR em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Universidade Aberta do Brasil e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Setec/UAB/Capes), para atender, preferencialmente, os servidores da Rede. No entanto, também será aberto aos professores das redes públicas estadual e municipal. “A iniciativa visa fortalecer a educação profissional e tecnológica por meio da formação de gestores para o desenvolvimento dessa área no estado”, explicou.

Sobre o curso

Com carga horária de 360 horas, o curso é dividido em três módulos. Entre os conteúdos abordados estão cultura digital, gestão educacional, políticas públicas, planejamento educacional, inclusão e diversidade, permanência e êxito – sempre relacionados com a educação profissional e tecnológica.

Em resumo, o curso visa promover o aprimoramento dos conhecimentos em gestão na EPT, por meio de reflexões teórico-críticas e contextualizações práticas, considerando as especificidades dessa modalidade educacional e os compromissos com a educação pública emancipatória.

Atualmente, o IFRR está em fase de formação das equipes multiprofissionais. Em breve, será publicado edital para seleção dos discentes.

Sofia Lampert

Veja também

Topo