Sugestões e críticas: gilvancostarr@gmail.com (95) 99169-1011
Eleição legal
Soldado Sampaio deu mais um passo na consolidação de seu mandato à frente da presidência da ALE-RR. A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou pela improcedência da reclamação que questionava a legitimidade da sua eleição.
O parecer, assinado pelo procurador-geral Paulo Gonet Branco, destacou que o mandato exercido por Sampaio entre 29 de janeiro e 23 de fevereiro de 2021 foi resultado de uma decisão judicial e teve caráter temporário, não se configurando como mandato regular, e que não houve irregularidade ou ofensa à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema.
Com o parecer, a expectativa é de que o STF confirme a regularidade da eleição e a continuidade de Soldado Sampaio na presidência da ALE-RR.
Pedido de afastamento do Iteraima
Um servidor e a presidente do Iteraima foram denunciados pelo Ministério Público de Contas de Roraima (MPC-RR) junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCERR) por concessão indevida de benefícios. Na representação, o MPC solicita o imediato afastamento dos dois.
De acordo com a denúncia, houve a concessão irregular de descontos em títulos definitivos de terras rurais, causando um prejuízo ao erário estadual estimado em quase R$ 230 mil.
O MPC-RR solicitou ao TCE-RR a adoção de medidas cautelares para evitar novos danos ao erário e garantir a regularidade na administração do Iteraima.
CPI das Terras
Foi instaurada nesta quinta-feira, 20, na ALE-RR, uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para investigar denúncias sobre existência de organização criminosa voltada à grilagem de terras públicas, rurais e urbanas em Roraima.
A criação da CPI das Terras foi motivada por denúncia encaminhada pelo Ministério Público de Contas (MPC) solicitando o afastamento da presidente Iteraima, Dilma Lindalva Pereira da Costa, por suspeita de grilagem de terras públicas.
A primeira reunião da comissão ocorrerá no município de Rorainópolis, no sul do estado, na segunda-feira, 24, devido aos vários casos de grilagem na região.
Golpe do falso acordo judicial
A capacidade da bandidagem em criar novos golpes a cada dia não para. A bola da vez é são as fraudes envolvendo falsos “acordos judiciais”.
A abordagem ocorre por meio de aplicativos de mensagens, onde os golpistas entram em contato com as pessoas, alegando representar o Judiciário ou parceiros do Sistema de Justiça.
Eles informam sobre um suposto “acordo” de pagamento relacionado ao processo e solicitam a assinatura de um termo falso, além do depósito de valores em contas bancárias fraudulentas.
Os criminosos utilizam nomes reais de servidores públicos, advogados e promotores de justiça, além de mencionar dados autênticos dos processos, o que pode confundir as vítimas.
Disque Denúncia
Em meio a tantos golpes contra a população, sobretudo aqueles mais vulneráveis como idosos, a Polícia Civil de Roraima (PCRR) está disponibilizando em seu site oficial um novo sistema de recebimento de denúncias anônimas.
A ferramenta permite que os cidadãos façam suas denúncias de forma anônima, garantindo a segurança e o sigilo das informações.
O sistema já está em funcionamento e, assim que uma denúncia é recebida, ela é imediatamente analisada pelo Núcleo de Inteligência da PCRR.
Rodovias federais em Roraima
O relatório mensal do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), aponta que em janeiro de 2025, 82% das estradas federais em Roraima possuem condição boa de trafegabilidade, num total de 1.251,30 quilômetros.
Mas, quem trafega pelas estradas federais em Roraima não concordou muito com esse levantamento. Afora a BR-401 no trecho Boa Vista-Bonfim, que realmente é quase um “tapete”, as demais tem diversos trechos com problemas.
Sem contar aquelas que não contam com asfaltamento, como a própria BR-401, no trecho da rotatória do KM100 até Normandia. E a BR-433 que sai da BR-174 norte e vai até Normandia.
Algo errado não está certo, como dia o dito popular!
Abusos e estupros contra crianças e adolescentes I
Quase que diariamente, noticiamos aqui no Roraima em Foco algum caso de abuso sexual ou estupro de vulnerável, envolvendo crianças e adolescentes.
Isso por si só já chama a atenção, mas o que é mais estarrecedor é que, na maioria das vezes, os abusadores/estupradores são pessoas de dentro da própria casa e, em muitos casos, familiares diretos como avôs, tios e padrastos.
Abusos e estupros contra crianças e adolescentes II
Outra coisa que causa estranheza é reincidência em alguns casos com o mesmo abusador, dando a impressão de que a justiça não funcionou e o meliante voltou a repetir o abuso.
Não à toa, Roraima tem umas das maiores de estupro do Brasil entre mulheres e meninas, na taxa por 100 mil habitantes. O índice é de 193,8, quase três vezes maior que a média nacional de 69,3.
Os dados são do ano passado, e constam no 18° Anuário de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.