Parto prematuro: Joilma Teodora defende a implantação de políticas públicas voltadas à prevenção da saúde gestacional

Ação estabelece ainda diretrizes para o atendimento humanizado às parturientes, bem como a capacitação de profissionais de saúde para o manejo adequado para a prevenção do parto prematuro. – Foto: Matheus Richardson

A deputada estadual Joilma Teodora (Podemos) protocolou um Projeto de Lei que estabelece o programa “Cuidar do Começo: Conscientização sobre o Parto Prematuro”, em Roraima.

A ação visa reduzir a incidência de partos prematuros, por meio de informações referentes aos riscos e suas consequências quando não se tem um acompanhamento preventivo. O programa estabelece ainda diretrizes para o atendimento humanizado às gestantes que se encontram nesse quesito, bem como a capacitação de profissionais de saúde para o manejo adequado às parturientes, com pesquisas e desenvolvimento de novas técnicas e tratamentos para a prevenção e o enfrentamento do parto prematuro.

“É importante ressaltar que tais ações de conscientização contaram não só com palestras, mas com a distribuição de material informativo sobre o parto prematuro, bem como o incentivar a gestante as práticas de exames pré-natais, principalmente as que se encontrarem em situação de risco”, reforçou Joilma.

As parcerias do poder público com organizações não governamentais compõe outro ponto destacado na matéria, no qual a parlamentar considera como importante para o sucesso da ação.

“Essa proposta busca não apenas enfrentar os desafios imediatos impostos pelo parto prematuro, mas também a implementação de uma cultura de prevenção e cuidado continuo com a saúde materno-infantil em Roraima. A saúde é um direito constitucional e é dever do Estado promover políticas públicas para que isso aconteça”, finalizou Joilma.

Jânio Tavares

Veja também

Topo