
Nesta sexta-feira, 21, os servidores da Secretaria Especial da Mulher (SEM), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), passaram por mais uma capacitação. Desta vez, o foco foi em comunicação e relacionamento institucional.
O curso enfatizou a importância do papel da comunicação institucional ou empresarial, os pilares fundamentais que qualquer órgão, seja público ou particular, precisa ter para alcançar o sucesso, entre outros.

Na avaliação de Liase Stuart, servidor do Núcleo Reflexivo Reconstruir, a soma das capacitações que os servidores receberam ao longo do mês refletirá no trabalho final, qual seja, a boa prestação do serviço ao público.
“A comunicação é importante dentro de uma hierarquia, de grupos. Sem ela, não conseguiríamos apreender as informações que vêm de cima nem debater essas mensagens entre os colaboradores do mesmo setor. Nos comunicando, podemos ser mais eficientes e entregarmos um bom resultado aos participantes”, disse.

Conforme a jornalista Etiene Travassos, que também mediou o curso, a comunicação é o resultado da soma de vários esforços que formam a engrenagem do bom funcionamento de uma instituição.
“Ela é fundamental em qualquer local, público ou privado, grande ou pequeno, e não pode ser deixada de lado. A comunicação precisa acontecer e ser pensada de diferentes formas especiais, tanto para o público externo e, principalmente, para o interno, a quem ela vai querer atingir, seu conteúdo, enfim. É primordial para fortalecer a identidade de uma empresa ou instituição”, explicou.
A diretora do SEM, Glauci Gembro, frisou que um dos propósitos do órgão é se manter atualizado e qualificado constantemente. Por ser um local que recebe diariamente o público externo, a comunicação, por exemplo, se faz mais do que necessária.

“Com isso, ganham gestão, a sociedade, as pessoas que são atendidas. Tem sido muito bom. Começamos o ano com várias aulas de qualificação, palestras, que têm contribuído para a evolução dos nossos servidores. Trabalhamos fazendo muitas palestras. Com a pauta comunicação, o servidor saberá passar a mensagem, porque nem todos conseguem ensinar o que sabem. Esses cursos os deixarão mais confiantes, seguros e preparados”, acredita a diretora.
Atendimentos
A sede da SEM fica na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida. Há também um núcleo em Rorainópolis, na Avenida Dra. Yandara, 3058, Centro. Os atendimentos presenciais são de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. De forma remota, há a ferramenta ZapChame, pelo número (95) 98402-0502, que funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.