
A Universidade Federal de Roraima (UFRR), por meio do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), está com processo seletivo aberto visando selecionar estudantes para dois cursos de extensão na modalidade a distância. Os cursos oferecidos são de Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas e de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ambas as formações são gratuitas.
Voltado para professores e gestores da rede pública de ensino, além de licenciandos de instituições de ensino superior, o curso de extensão em Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas já está com inscrições abertas por meio de formulário eletrônico. O período de inscrições segue até o dia 09 de março.
Conforme o edital, ao todo a UFRR está oferecendo 3.750 vagas, sendo que 25% são reservadas para candidatos negros, pardos, indígenas, pessoas com deficiência, transgênero e travesti.
O processo de seleção dos estudantes será́ realizado através de etapa única por meio da análise de documentos que comprovem a vinculação do candidato à docência ou gestão. O curso de extensão é gratuito com certificado pela UFRR e ocorrerá de modo online no ambiente virtual de aprendizagem (AVA/Moodle) com duração de 120h, ou seja, três meses.
Segundo o coordenador geral pró-tempore do NEAD/UFRR, professor Marcelo Batista de Souza, a formação seguirá como base os princípios da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e da Educação Escolar Quilombola (EEQ). “No geral os dois cursos que estão sendo ofertados têm haver com políticas públicas que precisam ser executadas pelo Governo Federal. A “Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas” segue as propostas de obrigatoriedade do ensino de história, cultura africana e afro-brasileira em todas as etapas e modalidades da educação brasileira. Então a busca é fomentar o letramento racial de profissionais que atuam na educação básica contribuindo com a formação de professores e gestores sensíveis a essas questões”, explica o coordenador.
O início das aulas ocorre no dia 24 de marco e os interessados podem encontrar o edital completo com todas as informações na página de editais da UFRR.
Já o curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como público-alvo os professores da educação básica pública de ensino, do ensino superior, de cursos técnicos, redes privadas e também alunos de licenciaturas e professores auxiliares. Estão sendo oferecidas no geral 5 mil vagas e as inscrições seguem até o dia 28 de fevereiro por meio do formulário eletrônico disponibilizado pelo NEAD/UFRR.
Conforme a coordenadora do curso de educação especial e professora da UFRR, Geyse Sadim, o principal objetivo é formar professores para atuarem desenvolvendo trabalhos pedagógicos na perspectiva da educação especial e inclusiva.
“O curso é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Capes que desenvolveram a proposta desse curso que está sendo executado em universidades do Brasil todo. Buscamos fazer com que os alunos que são os futuros profissionais da educação reflitam sobre as práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem para o público da educação especial que está na escola regular. É preparar esses profissionais para trabalhar com esse público que são alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades e superdotação. O intuito é fomentar uma prática pedagógica mais inclusiva”, destaca a professora Geyse.
O curso de extensão em Educação Especial na Perspectiva da Educação possui uma carga horária de 120h, integralmente na modalidade a distância, será realizado em atividades síncronas e assíncronas subdividido em quatro módulos, como direitos humanos, diversidade e educação inclusiva, desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva, entre outros.
O edital completo com todas as informações podem ser encontrados na página de editais da UFRR do referido processo seletivo.