CAM/ALE-RR inicia capacitação de servidores para fortalecer apoio aos municípios

Treinamento aborda temas como ética, atendimento e gestão de conflitos, visando aprimorar qualidade dos serviços prestados. – Fotos: Alfredo Maia | SupCom/ALE-RR

O Centro de Apoio aos Municípios (CAM) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) iniciou, nesta segunda-feira, 24, uma série de capacitações voltadas para servidores do órgão. O treinamento é realizado em parceria com a Superintendência de Programas Especiais da Casa Legislativa e teve como foco, neste primeiro módulo, os conhecimentos sobre ética no serviço público.

O intuito da ação é aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população e ao público-alvo do programa da Casa Legislativa. Na abertura do evento, a deputada Aurelina Medeiros (Progressistas), presidente do CAM, destacou o papel institucional do órgão do Legislativo em desenvolver política e economicamente os municípios do Estado.

Deputada Aurelina Medeiros é presidente do Centro de Apoio ao Municípios do Legislativo.

“Diferentemente de outros programas do Legislativo, o CAM foca no apoio aos municípios, começando por prefeitos, vereadores e secretários, até chegar às organizações rurais. Hoje iniciamos a capacitação dos servidores para atender a essa demanda, pois queremos que o CAM se torne um órgão de referência no Estado”, declarou a parlamentar.

A palestra inicial ficou a cargo da consultora e servidora pública Ralimer Moura, que abordou como a ética permeia os diversos campos sociais, com destaque nas atividades da administração pública.

Palestrante Ralimer Moura é consultora e servidora pública.

“A ética no serviço público é um tema essencial, presente tanto nas relações interpessoais quanto na comunicação. É fundamental que os servidores saibam lidar com diferentes situações de forma ética, pois isso impacta diretamente a qualidade do serviço prestado à população”, comentou Ralimer.

Entre as participantes, estava a servidora Maria do Socorro da Silva, que atua no desenvolvimento do associativismo nos municípios. Ela informou como esse ciclo de palestras pode contribuir com o próprio trabalho.

Maria do Socorro da Silva trabalha no CAM para desenvolver associativismo nos municípios de Roraima.

“Com essa capacitação, poderei atender melhor produtores, prefeitos e vereadores, oferecendo suporte jurídico, contábil e administrativo. Esse conhecimento fortalece o atendimento ao público, melhora a assistência prestada e reflete diretamente na satisfação da população”, afirmou Maria.

Programação

A programação da capacitação do CAM/ALE-RR possui temas voltados para a formação dos servidores, contemplando tanto o turno da manhã quanto o da tarde. Confira o cronograma:

● 24/2 – Ética no serviço público

● 25/2 – Atendimento ao público

● 26/2 – Prevenção e sensibilização social

● 28/2 – Diversidade e inclusão no trabalho

● 6/3 – Oratória

● 7/3 – Comunicação e relacionamento institucional

● 10/3 – Relações interpessoais

● 11/3 – Gestão de conflitos

Atendimentos do CAM

Interessados em conhecer o acervo físico com mapas e dados dos municípios roraimenses ou solicitar apoio com o associativismo, o atendimento no CAM ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Avenida Surumu, nº 1.719, bairro São Vicente, em Boa Vista. O contato é realizado ainda pelo número 4009-4836.

Anderson Caldas

Veja também

Topo