Saúde Pública: ALE-RR aprova projetos sobre atendimento emergencial via WhatsApp e renomeação de institutos legais

Propostas são de autoria dos deputados Idazio da Perfil e Dr. Cláudio Cirurgião. – Fotos: Alfredo Maia / Eduardo Andrade | SupCom ALE-RR

Parlamentares da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovaram dois projetos de lei (PL) que facilitam o acesso à saúde e modificam a nomenclatura de institutos legais do estado. As propostas foram analisadas em sessão ordinária desta terça-feira, 25.

O PL nº 247/2024, de autoria do deputado Idazio da Perfil (MDB), institui o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) via aplicativo WhatsApp, denominado “Samu na palma da mão”. O texto foi aprovado simbolicamente e possibilitará que os cidadãos acionem o Samu por meio do aplicativo, enviando chamadas, mensagens, vídeos, áudios e fotos, além de utilizar a função de localização para agilizar o atendimento.

Deputado Idazio da Perfil: ‘Este projeto ajuda a tornar as chamadas para o Samu mais eficientes’.

O parlamentar comentou sobre como a modernização do serviço beneficiará a sociedade roraimense. “Este projeto ajuda a tornar as chamadas para o Samu mais eficientes, em que permite o envio de vídeos que mostram a gravidade do acidente. Isso facilita o preparo adequado das equipes antes do deslocamento e reduz o número de trotes, garantindo mais segurança no atendimento”, justificou.

Institutos legais do Estado

De autoria do deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União), o PL nº 276/2024 foi aprovado de forma simbólica e altera a nomenclatura dos Institutos de Medicina Legal (IML) de Boa Vista e Rorainópolis.

O Instituto Médico Legal de Boa Vista passará a se chamar Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL) Dr. Benigno José de Oliveira, enquanto a unidade de Rorainópolis receberá o nome de Instituto de Medicina e Odontologia Legal Dr. Claude Filgueiras de Vasconcellos.

Deputado Dr. Cláudio Cirurgião: ‘Proposta atende a um pedido da Associação dos Peritos Oficiais de Roraima’.

O parlamentar reconheceu a relevância da mudança para o legado da área forense do Estado.

“A proposta atende a um pedido da Associação dos Peritos Oficiais de Roraima para homenagear figuras importantes da perícia estadual, como o Dr. Claude, que dedicou anos à profissão. Um abaixo-assinado dos próprios peritos reforça essa justa homenagem, nomeando o Instituto de Perícia em reconhecimento ao trabalho prestado ao Estado”, informou Dr. Cláudio Cirurgião.

Os projetos seguem agora para sanção ou veto do governador.

Anderson Caldas

Veja também

Topo