
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) inaugurou, nesta terça-feira, 25, o Programa do Bem-Estar Animal, uma iniciativa inédita no Brasil entre os parlamentos estaduais. Localizado na Avenida Mário Homem de Melo, nº 191, o centro funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, oferecendo gratuitamente serviços como castração de cães e gatos, especialmente para tutores que não dispõem de recursos financeiros para arcar com esses procedimentos. Além disso, o programa visa contribuir para o controle populacional de animais e combater o abandono e os maus-tratos.
Idealizador do projeto, o deputado Marcinho Belota (PRTB) celebrou a realização deste sonho, destacando a relevância do espaço para animais e seus tutores.

“Estou muito feliz. Graças a Deus, conseguimos concretizar este trabalho. Em conversa com os outros deputados, aprovamos a Resolução Legislativa, conscientes da necessidade de um ambiente como este, que beneficiará não só a população, mas, principalmente, os animais. É um dia que ficará marcado na minha vida”, afirmou Belota.
O centro conta com uma equipe composta por médicos veterinários, auxiliares, anestesistas e patologistas, oferecendo também exames básicos, como hemogramas. Além do consultório, possui um centro cirúrgico equipado para realizar cerca de 6,8 mil castrações por ano.
“Se você tem um bicho de estimação ou conhece um animal de rua que já se reproduziu muito, tanto macho quanto fêmea, pode trazê-lo aqui. Você fará um cadastro e sairá com a data do procedimento marcada. Seremos rápidos e práticos. Nosso programa, fruto de emendas parlamentares, evitará que milhares de animais estejam nas ruas”, enfatizou Belota.

O presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos), parabenizou a atuação de Belota e relembrou que o programa cumpre uma promessa de campanha do deputado.
“Parabéns, Marcinho, e toda sua equipe. Esta estrutura, fruto de suas emendas e da parceria com a Mesa Diretora, servirá à causa animal de Roraima e, naturalmente, provocará debates, não apenas pelos serviços oferecidos, mas também para construir mais legislações que visem à preservação dos direitos dos animais. Nada melhor do que termos um ponto de referência”, destacou Sampaio.
A deputada Catarina Guerra (União) também prestigiou o evento, elogiando a sensibilidade dos deputados Marcinho Belota e Soldado Sampaio em relação à causa animal.
“É uma iniciativa louvável. Aqui, os profissionais darão suporte e acolhimento para muitos animais. A causa vem sendo mais inserida, debatida e mencionada ao longo das sessões na Assembleia desde a chegada do deputado Marcinho. É uma grande ação que fortalecerá ainda mais o trabalho social que o Parlamento realiza”, pontuou Catarina.

Cuidado e proteção
A auxiliar de veterinária Isabelly Fernandes, que faz parte da equipe do Programa Bem-Estar Animal, aproveitou a oportunidade para levar o gato de sua vizinha, o Aki, de 2 anos e 6 meses, para fazer a castração.
“A gente, que faz esses resgastes, aproveita programas como esse, que são gratuitos, para ajudar a população animal. Quando castramos, evitamos animais abandonados na rua. Além do Aki, ela tem mais uns seis gatinhos. Então, é um sentimento de gratidão, poder ajuda-los”, avaliou.
Ainda conforme Fernandes, os pets podem ser castrados em qualquer idade, desde que sejam feitos exames que comprovem positividade para anestesia. A época mais apropriada para a castração das fêmeas é entre o primeiro e o segundo cio delas. Caso esteja prenha, aguardar 60 dias após o nascimento dos filhotes. “A gente dá esse tempo para os gatinhos desmamarem e para o conforto da mãe, pois ela precisa estar bem para fazer a castração”, informou.

Resolução Legislativa
O Programa do Bem-Estar Animal da ALE-RR foi instituído por meio da Resolução Legislativa nº 007/2024. A norma estabelece diretrizes, com foco em campanhas educativas, atendimento veterinário e políticas de direitos dos animais. O novo projeto focado na proteção animal é vinculado à Superintendência de Programas Especiais da Casa Legislativa.
Atendimentos
Durante o primeiro mutirão, realizado no dia 8 de fevereiro, foram cadastrados quase 1,6 mil cães e gatos para castração. O próximo está previsto para março; no entanto, os cadastros podem ser adiantados na sede do programa. Além disso, haverá um serviço de disque-denúncia para casos de maus-tratos ou abandono de animais, com ligação direta às Polícias Civil e Militar.
“Se você conhece alguém que está maltratando animais ou algum pet em situação de abandono, pode entrar em contato conosco, que teremos um link direto com as Polícias Civil e Militar”, afirmou Belota.
Com esta iniciativa, a ALE-RR se destaca como a primeira Assembleia Legislativa do Brasil a implementar um programa próprio de castração e bem-estar animal, reforçando seu compromisso com a causa e estabelecendo um marco na proteção dos direitos dos animais no país.
Flickr do Poder Legislativo
Os registros fotográficos da inauguração do Programa do Bem-Estar Animal, projeto social da Assembleia Legislativa, podem ser conferidos neste link.
Suzanne Oliveira