Teamarr promove capacitação sobre desenvolvimento motor de crianças autistas em Caracaraí

Essa é a segunda fase do treinamento no município, que segue com parte prática nesta quinta-feira. – Fotos: Jader Souza | SupCom/ALE-RR

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), vinculado ao Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), iniciou, nesta quarta-feira, 26, a segunda fase da capacitação sobre o transtorno em Caracaraí. Após dois meses desde a primeira etapa, a formação retorna ao município com foco na avaliação e aptidões motoras de crianças autistas.

Para uma plateia de mais de 70 pessoas, o treinamento inclui conteúdo sobre maturação neurológica no desenvolvimento motor, protocolos de avaliação e aptidão física em crianças típicas e atípicas. O curso conta com palestrantes do Instituto Federal de Roraima (IFRR), que abordaram os aspectos cerebrais que geram sinais no transtorno do espectro autista (TEA) e como isso é trabalhado para o crescimento da motricidade.

A capacitação acontece em dois dias, até esta quinta-feira, 27, e é voltada para professores de educação física, da educação infantil e do ensino fundamental I, além de pedagogos, pais e profissionais da área motora. As atividades ocorrem na Câmara Municipal de Caracaraí, onde são realizadas as palestras, e na quadra da Escola Estadual Castelo Branco, onde ocorrerão as práticas.

Erbeson Silva, servidor do Temarr, é profissional de educação física.

O servidor do Teamarr e educador físico Erbeson Silva enfatizou que esse treinamento é relevante para melhorar a rotina diária dos profissionais da educação.

“Essa capacitação aborda diversos eixos, com foco principal na educação, além da saúde e do apoio às famílias. O objetivo é capacitar pais e profissionais para entender melhor o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças autistas, além de entender como o cérebro delas processa informações. Assim, podemos oferecer um suporte mais eficaz no dia a dia, seja na sala de aula ou em qualquer outro ambiente”, informou.

Macilene Granjeiro é mão do pequeno Isaac, autista de cinco anos.

A dona de casa Macilene Granjeiro é mãe de Isaac, criança atípica de cinco anos. Ela participou da primeira etapa do treinamento e, desta vez, pretende se aprofundar nos conhecimentos sobre o transtorno.

“Na primeira capacitação, aprendi muito sobre os cuidados com meu filho, a importância da paciência e novas técnicas para ajudá-lo no desenvolvimento. Agora, quero ampliar meu conhecimento sobre crianças atípicas, descobrindo novas formas de lidar com o comportamento delas e contribuindo ainda mais para o progresso do Isaac”, declarou Macilene.

Maria das Dores Santana é professora e trabalha em sala educacional de atendimento especializado.

A professora Maria das Dores Santana assiste duas crianças atípicas em sala de atendimento educacional especializado. Ela comentou sobre como o treinamento beneficiará o próprio trabalho.

“Esse atendimento vai aprimorar meu conhecimento e contribuir para meu desenvolvimento profissional. Com o que aprendi, poderei oferecer um ensino ainda melhor e mais eficiente para meus alunos”, afirmou Maria.

Capacitação continuada

A primeira fase da capacitação ocorreu em 30 de novembro de 2024 e reuniu cerca de 130 profissionais da rede municipal de ensino de Caracaraí. O treinamento, promovido pelo Teamarr em parceria com o programa Desenvolver do IFRR, foi estruturado com o objetivo de capacitar educadores e cuidadores para o ensino de crianças com TEA.

Professor Paulo Reinbold abordou sobre desenvolvimento psicomotor de autistas.

Nessa segunda fase, um dos palestrantes foi o professor e mestre do IFRR Paulo Reinbold, que destacou que a capacitação tem um impacto direto na autonomia e no aprendizado das crianças autistas.

“Abordamos a neurologia da aprendizagem em crianças típicas e atípicas, explicando como o cérebro processa as conexões cognitivas e motoras. Unimos a parte técnica à realidade do dia a dia, tanto em casa quanto na escola, incluindo atividades como a educação física, para tornar o aprendizado mais aplicado e eficaz”, explicou Reinbold.

As próximas ações do treinamento estão previstas para o período de 6 a 8 de março no município de Iracema; e 11 a 12 de março para profissionais da educação do município de Boa Vista.

Além desta capacitação, a parceria entre Teamarr e Desenvolver oferece atividades físicas multimodais, esportes, recreação, danças, lutas e exercícios psicomotores para crianças e jovens atípicos, o que permite o desenvolvimento motor e cognitivo de pessoas com TEA.

O programa

O Teamarr atende pessoas diagnosticadas com TEA, realiza terapias e faz encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde e educação.

O atendimento varia de acordo com a necessidade de cada pessoa, porém as terapias na instituição incluem nutricionista, fonoaudiólogo, psicóloga, neuropsicóloga, educador físico, assistente social, consultoria jurídica, e são voltadas ainda para adultos e pais.

Os interessados pelos serviços gratuitos do programa podem procurar a nova sede do Teamarr, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Anderson Caldas

Veja também

Topo