PNCC: IFRR, Ministério e Comitê de Cultura de Roraima se reúnem para alinhamento de ações

Por meio de ações conjuntas, representantes do PNCC em Roraima promoverão visitas, capacitações e oficinas na área cultural em diversas localidades do estado, incluindo os campi do IFRR. – Fotos: Sofia Lampert | Iohay Timbó

Nesta quarta-feira, 26, a Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Roraima (Proex/IFRR) sediou uma reunião híbrida de alinhamento entre representantes do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) em Roraima. Durante o encontro, foram apresentadas as ações realizadas e discutidos os próximos passos para fortalecer a articulação entre as três instituições envolvidas: IFRR, Escritório de Cultura do Ministério de Cultura (MinC) em Roraima e Comitê de Cultura de Roraima.

Entre as ações realizadas, destacam-se a seleção de agentes territoriais de cultura, feita por meio de edital, com incentivo financeiro na forma de bolsas (relembre aqui), e a oferta de curso de formação continuada nessa área para os selecionados (relembre aqui). 

Quanto às perspectivas, os principais encaminhamentos feitos dizem respeito à elaboração de termo de cooperação técnica entre o IFRR e o Ministério da Cultura, bem como à elaboração de termo de cooperação entre o instituto e o Comitê de Cultura de Roraima, ambos com o objetivo de facilitar ações conjuntas, inclusive as que serão propostas para serem realizadas nos campi, com a devida articulação com os gestores das unidades.

A reunião foi conduzida pelo coordenador estadual do Programa de Agentes Territoriais de Cultura, Adnan Assad Youssef Filho, servidor do IFRR, que também é o coordenador do Núcleo de Parcerias, vinculado à Proex. Ele esclareceu que a ação conjunta entre os três representantes do PNCC busca ampliar o apoio à formação dos agentes, a articulação e a mobilização territorial, além de auxiliar no mapeamento dos variados tipos de manifestação cultural no estado.

Segundo a coordenadora do Escritório de Cultura do MinC em Roraima, Antonia Flávia Bezerra Marques, a proposta do PNCC se baseia na política de territorialização da cultura, buscando aproximar esta da comunidade e integrá-la à vida das pessoas. Ela apontou ainda a singularidade da realidade de Roraima, que, apesar de ter apenas 15 municípios (sendo o menor quantitativo em relação aos demais estados brasileiros), possui centenas de comunidades indígenas.

Além de Antonia Flávia, participaram do encontro Thaíse Silva, representante do Escritório de Cultura do MinC em Roraima; Icleia Castro, Leonardo Castro e Ihoay Timbó, representantes do Comitê de Cultura de Roraima; além do professor de História Marcos Oliveira e da relações públicas Sofia Lampert, representantes do IFRR.

Os interessados podem acompanhar as novidades sobre as ações do PNCC nas redes sociais e nos portais das instituições envolvidas: Escritório de Cultura do MinC em Roraima, Comitê de Cultura de Roraima (@comitedeculturarr) e IFRR (@ifrroficial). 

Sofia Lampert

Veja também

Topo