
Há exatos quatro anos, em 21 de abril de 2021, a Rádio Assembleia (98,3 FM) foi ao ar, após ser inaugurada com o objetivo de aproximar o Poder Legislativo da sociedade roraimense.
Com programação de segunda a domingo, das 8h às 12h, e com sete atrações fixas, a emissora se consagrou como um veículo social, educativo e democrático por, além de noticiar as ações da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), promover o acesso à cultura, utilidade pública, esporte e entretenimento.
O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), reforça a importância de as pessoas estarem sintonizadas para ter acesso à informação pública e programação diversificada.

“A rádio está no ar para levar todas as notícias do Poder Legislativo, as sessões, debates, audiências públicas, o trabalho de todos os parlamentares, como também é uma forma de prestar contas à sociedade”, disse.
Esse conjunto de informações reflete na vida de milhares de pessoas, e uma delas é a dona de casa Maria Franco, de 69 anos. Ouvinte assídua da Rádio Assembleia, ela acompanha toda programação e tem como atração preferida o “Música que a Gente Gosta” apresentado pelo locutor Antônio Sousa.
“Para mim, ouvir a programação é muito significativo porque eu não tenho televisão, só tenho esse aparelho, então a rádio é minha alegria, é minha vida. É tão mágico que fez eu conquistar até amigos, pois a gente acompanha o programa e troca mensagens por intermédio do locutor”, detalhou.
A paixão de dona Maria é tão grande que ela já é conhecida como “Maria do Tancredo Neves”, bairro em que mora em Boa Vista, por sempre receber “um alô” do apresentador. Além disso, os vizinhos acompanham as atrações com ela e, quando o volume está baixo, eles pedem para aumentar o som.

“É pelo rádio que eu me informo. Quando eu chego em casa, a primeira coisa que faço é ligar o radinho, e isso já virou rotina até para os meus vizinhos, que conversam comigo pelo muro pedindo para ligar o rádio”, acrescentou.
Sentimento de missão cumprida!
Colocar uma rádio pública no ar era um desejo antigo da Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (SupCom/ALE-RR). Com o trabalho em conjunto, este sonho pôde se concretizar e se consolidar como um dos mais importantes veículos do Estado.
Para a superintendente de Comunicação, Sonia Lucia Nunes, o desafio diário de informar ao público sobre as ações do Legislativo é recompensador e vale todo o esforço que a equipe de profissionais encara.

“São quatro anos de muito trabalho e credibilidade conquistada do povo roraimense. É fruto de um trabalho feito por homens e mulheres que, diariamente, levam o trabalho do Poder Legislativo e dá espaço para as ações comunitárias”, afirmou.
A diretora da TV e Rádio Assembleia, Camila Dall’Agnol, frisa que a emissora também se diferencia pela parceria com outros veículos e divulgação de conteúdo para a imprensa, com o envio de “rádio releases”.

“Todo o nosso conteúdo jornalístico é disponibilizado para a imprensa e para as rádios parceiras, para que seja ainda mais replicado e chegue a mais pessoas, a outros públicos, até onde a rádio talvez não alcance”, complementou.
Trabalho em equipe
Vinculada à Rádio Senado, a Rádio Assembleia conta com um trabalho em equipe para que toda informação chegue ao público. A rotina começa com a separação de pautas, produção de reportagens, gravação, edição e revisão.
Depois desse processo, entra a operação de mesa, que coloca o conteúdo no ar. É no Parlamento de Ponta a Ponta e Diário do Parlamento que os ouvintes acompanham as principais notícias do legislativo.
O coordenador da Rádio Assembleia, Leoncio Monteiro, explica que o desafio de produção fica fácil com o entrosamento da equipe composta por repórteres, apresentadores, editores e operadores.

“É um mega desafio colocar toda essa programação no ar! São muitas matérias sendo produzidas, revisadas, gravadas e editadas. Porém, graças ao entrosamento e sintonia da equipe, o que parece difícil acaba fluindo com uma naturalidade tão grande que no fim do dia a programação rolou sem nenhum problema”, detalhou.
Programação da Rádio Assembleia
Os ouvintes iniciam a semana com o programa Música que a Gente Gosta. Apresentado por Antônio Sousa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h, a atração relembra as canções populares que fizeram sucesso nas décadas passadas.

Em seguida, a partir das 9h até as 11h30, também de segunda a sexta-feira, Leoncio Monteiro comanda o programa Parlamento de Ponta a Ponta. Além do conteúdo jornalístico, o ‘PPP’ transmite ao vivo as sessões plenárias com interação com a TV Assembleia, e traz quadros educativos e entrevistas com deputados ou especialistas.
Das 11h30 às 12h, durante a semana, o jornal Diário do Parlamento encerra a programação da manhã. Comandado por Fernanda Brito e Lucas Castro, o noticiário aborda o processo legislativo e informa aos ouvintes sobre os programas especiais da Casa.

O fim de semana é todo musical e cultural. No sábado, das 8h às 10h, Eduardo Figueiredo lidera o Relembrando a Jovem Guarda. O locutor traz os principais sucessos dos anos 60.
Das 10h às 12h, Josué Araújo apresenta a Revista Musical, que valoriza as músicas locais atuais e antigas, além de abrir espaço para entrevistas especiais.
No domingo, das 8h às 10h, é a vez de Frank Araújo embarcar com a Viola Sertaneja. A atração revive o sertanejo e a música gaúcha ‘raiz’, também com espaço para entrevistas.

Waldenir Benttes e Bernardo Silva entram em seguida, das 10h às 12h, com o Domingo Esportivo. O programa promove um bate-papo interativo sobre o mundo esportivo, com notícias e entrevistas com atletas e demais profissionais da área.

Ficha Técnica
· Apresentação: Antônio Sousa, Bernardo Silva, Eduardo Figueiredo, Fernanda Brito, Frank Araújo, Josué Araújo, Leoncio Monteiro, Lucas Castro e Waldenir Benttes
· Reportagem: Fernanda Brito, Lucas Castro e Rhadachy Wakiyama
· Edição e operação: Andrew Silva, Kelvin Jordão, Janderson Viana, Sander Level, e Wânia Parente
· Coordenação: Leoncio Monteiro
· Direção da TV e Rádio Assembleia: Camila Dall’Agnol
· Superintendência de Comunicação: Sonia Lucia Nunes