
Abrir um negócio, seja ele pequeno ou grande, não é uma tarefa fácil. É preciso muito estudo, dedicação e estratégia para que tudo dê certo. Isso pode significar a contratação de profissionais da área ou o preparo pessoal com participação em eventos e realização de cursos.
Muitos pensam que iniciar um negócio online é uma má ideia, mas com a expansão da internet, isso se tornou cada vez mais fácil. Claro que o mercado tem se mostrado muito competitivo, segundo pesquisa, o e-commerce cresceu mais de 20% desde 2014. Porém, com boas estratégias de marketing e SEO, é possível ter sucesso e se tornar um destaque no mercado digital.
Se você quer iniciar o seu negócio online, então está no lugar certo. Aqui vamos te mostrar como é possível iniciar essa sua jornada com mais facilidade.
Por que investir em negócios online em Roraima?
Roraima é um estado mais ao norte do Brasil, conta com cerca de 630 mil habitantes. Isso mostra como é um lugar de baixa densidade populacional. Em geral, pode ser um ponto negativo para a abertura de negócios online. Mesmo assim, é preciso ter em mente que uma empresa digital possui um alcance amplo que vai além do seu estado de origem.
Além disso, locais de baixa densidade demográfica garantem oportunidade para os profissionais, tendo em vista que o mercado ainda não está saturado. Diferente de estados como São Paulo e Rio de Janeiro, Roraima conta com grande oferta de bons profissionais e baixa oferta de bons negócios. Uma pesquisa do IBGE mostrou que menos de 15% dos pequenos negócios de Roraima usam estratégias SEO avançadas.
Se você ainda está em dúvida, confira esta lista de pequenos negócios lucrativos para se inspirar e adaptar ao mercado de Roraima com ideias de negócios online interessantes. Assim será possível se inspirar.
O que vender online em Roraima
Claro que, sendo uma loja online, você pode vender o que quiser. É possível realizar a venda de roupas, bijuterias, comida, artigos personalizados ou até mesmo de serviços, como edição de vídeos, redação, serviços de marketing e SEO, dentre outros.
Antes de escolher o seu nicho você deve observar a procura e demanda. Uma pesquisa de mercado pode ajudar. Busque saber quais são as deficiências no mercado local e pesquise sobre qual seria o produto que lhe renderia maior adesão e crescimento.
Você também pode se aproveitar da sua localização e investir na comercialização de produtos regionais ou serviços locais. Abaixo listamos alguns deles, confira.
● Artesanato indígena: Segundo a Funai, menos de 5% das peças artesanais indígenas são comercializadas online. Apesar disso, Roraima abriga 12 etnias indígenas. É possível explorar esse negócio para decoração, turismo virtual ou produtos personalizados;
● Castanha-do-Brasil: Roraima é um dos maiores produtores de castanha-do-brasil do Norte do Brasil, com safras anuais que ultrapassam 500 toneladas segundo a Embrapa. Apesar disso, poucas pessoas a comercializam online, independente do destino final;
● Turismo virtual: Administrar blogs de viagens e turismo tem se tornado cada vez mais comum. As pessoas adoram viajar e conhecer novos lugares. Se você tem informações, dados, fotos, dentre outros, de Roraima, pode investir em divulgar isso;
● Turismo presencial: Se você gosta mais de colocar a mão na massa, pode também preparar e gerenciar um time de guias. Com as rotas, datas, equipamentos e profissionais certos, rapidamente crescerá no mercado.
Como divulgar seu negócio no digital
O SEO é a principal forma de conseguir conversão online. Para vender, é preciso atrair clientes. Existem muitas estratégias para isso, desde divulgar em redes sociais até investir em tráfego pago. No entanto, nada disso é eficiente se você não souber como usar as ferramentas de busca e indicação do Google.
Antes de iniciar o seu negócio, você pode fazer cursos e pesquisar sobre busca orgânica, uso de keywords e CTAs. Para estratégias avançadas, considere uma agência especialista em SEO com experiência em mercados regionais. É preciso ver quais são as metas do seu negócio para conseguir atendê-las da forma correta.
Desafios e soluções para empreendedores digitais em Roraima
Empreender online não é fácil. Para conseguir crescer no mercado é preciso avaliar diversos pontos e diferentes perspectivas. Você deve sempre se manter atualizado e atento a aspectos importantes. Abaixo estão algumas questões que devem ser levantadas quando você for desenvolver seu negócio online.
● Logística e entregas na região norte: o frete para região norte e nordeste costuma ser mais caro. Por isso, avalie os custos e se o seu produto deve ser enviado para o consumidor final;
● Ferramentas gratuitas para começar hoje: felizmente, hoje já é possível até mesmo criar um site totalmente gratuito ou até mesmo designs por plataformas como o Canva. Para ter um negócio online, o primeiro passo é começar, mesmo que com baixo investimento;
● Google trends para analisar demandas locais: aprenda a usar as ferramentas de busca orgânica do Google e entenda como ler seus dados a respeito de keywords e oferta x demanda.
Então, agora você já sabe quais estratégias para pequenos negócios aplicar para lucrar na internet. Coloque as dicas em prática e atinja suas metas.