Deputado Marcelo Cabral apresenta o projeto Parlamento Jovem Roraimense a estudantes do ensino médio

Bate-papo ocorreu nesta terça-feira, durante apresentação do PJR aos participantes da escola. – Fotos: Alexsandro Carvalho | SupCom/ALE-RR

O deputado Marcelo Cabral (Cidadania) conversou com alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Monteiro Lobato, Centro de Boa Vista, nesta terça-feira, 29, sobre o processo eleitoral, a importância da juventude na política e um pouco da sua carreira, durante a fase de sensibilização e apresentação do projeto Parlamento Jovem Roraimense (PJR) 2025.

Os estudantes tiraram dúvidas sobre o papel do parlamentar na sociedade e o de como é trabalho na Casa de Leis. Cabral ressaltou a importância de inserir os jovens na política e destacou que a Assembleia Legislativa tem buscado se aproximar mais deste público nos últimos anos, por meio dessa iniciativa.

Deputado Marcelo Cabral explicou aos alunos um pouco sobre atuação de um parlamentar.

“Eu vejo o cuidado, carinho e respeito que o projeto tem para com os jovens, pois muitos deles não sabem o que é política; eles até sabem o que é um deputado, mas não sabem o que ele faz. Por isso, é importante unirmos essas instituições: o Poder Legislativo e a Educação. A juventude é nosso futuro, e ela pode nos representar amanhã”, disse.

Para João Pedro Paiva, de 15 anos, futuro candidato da escola, é fundamental que jovens, mesmo que com pouca idade, comecem a se interessar por política. Ele contou que já está pensando em formular seu projeto na sua área preferida: o esporte.

“Essa ação dá liberdade aos jovens de ingressarem na política e se interessarem mais um pouco nesse meio. Eu conheci esse projeto por meio de um amigo que já participou e explicou como funciona. Eu gosto muito de esporte. Atualmente, jogo basquete na escola e acho que vou entrar nessa área que me interessa”, revelou.

‘Por meio desse projeto, eles conhecerão, verdadeiramente, qual a função de um parlamentar’, avaliou a gestora da escola, Rozmeri Binsfeld.

A gestora da escola, Rozmeri Binsfeld, declarou que as escolas trabalham com a formação do verdadeiro cidadão. Ela contou que, pelo fato de o Monteiro Lobato ser uma escola de ensino médio, a maior preocupação é prepará-los para a sociedade, e o PJR vem para mostrar aos alunos o que um político faz.

“Por meio desse projeto, eles conhecerão qual a função de um parlamentar. Nós precisamos mudar a mentalidade da nossa juventude, que eles sejam críticos e acreditem em uma sociedade melhor. Quando a gente trabalha com esses objetivos, muda muitas ideias que eles têm hoje e os entregamos para a sociedade com uma visão totalmente ímpar”, avaliou a gestora.

Ainda conforme Rozmeri, cada projeto que chega à escola é um grande evento, e os alunos buscam se envolver e se comprometer com as ideias.

“A gente sempre tem um resultado positivo. Aqui, nós temos 2,6 mil alunos matriculados que estudam nos três turnos. Então para nós é mais fácil conseguirmos êxito por causa da quantidade de estudantes que temos”, frisou.

Claudimar Costa, diretora do CCJuv.

Próximas etapas

Realizado pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio da Superintendência de Programas Especiais (SPE), o PJR permite que os alunos participem de um processo eleitoral, atuem como deputados jovens e apresentem propostas para problemas que afetam suas comunidades.

Segundo a diretora do CCJuv (Centro de Convivência da Juventude), Claudimar Costa, a próxima etapa prevista é a inscrição dos alunos candidatos para concorrerem às eleições, que ocorrem em 26 de junho.

“O maior objetivo desse projeto educacional é que eles vivenciem essa experiência da política na prática e na Assembleia Legislativa. O interessante, também, é que todos os estudantes do ensino médio participam. Apenas alunos do 1º ano podem se candidatar, mas os do 2º e 3º anos votam e participam do processo eleitoral, membros da organização”, explicou.

Nesta edição, dez escolas estaduais, sendo seis na capital e quatro no interior, participarão do programa. A seleção das unidades de ensino foi realizada com o objetivo de formar um parlamento que reflita a diversidade étnica, econômica e social de Roraima.

Cada escola votará no candidato de sua preferência, sendo eleitos os quatro mais votados, respeitando a paridade de gêneros, que garanta a participação equilibrada entre meninos e meninas. As eleições serão conduzidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), como forma de gerar um processo organizado e transparente.

Suzanne Oliveira

Veja também

Topo