
Nesta terça-feira, 6, o Vereador Ítalo Otávio (Republicanos), fez um forte discurso na tribuna da Câmara Municipal sobre um problema antigo na educação municipal, a falta de profissionais da educação, principalmente Cuidadores de Aluno.
O vereador exibiu um vídeo em que uma mãe faz um apelo ao poder público para que o filho tenha o direito à educação. A mãe, Lucyanny dos Santos relatou que o filho, Lorenzo Trajano, 6, está sem cuidador na Escola Municipal Antônio Airton de Oliveira Dias, e que foi orientada a não levar a criança para a escola devido a esse problema.
Ítalo endureceu o tom sobre a falta de planejamento quando o assunto é a convocação de novos servidores.
“Se a gestão chamou 100 servidores, então que chame 200 para que 120 assumam, chame 300 para que 180 assumam e chame 400 para que 250 assumam. O prefeito tem que ter ciência de que a responsabilidade do Plano Educacional é essencialmente da Prefeitura e o meu papel é cobrar. Eu oficializo ou recorro ao Ministério Público para que providências sejam tomadas”, enfatizou.
O vereador disse ainda que esse não é um caso isolado e citou que a mãe foi às lágrimas ao lembrar que não consegue oferecer tratamento adequado para o filho, já que outros serviços da Prefeitura também não funcionam como deveriam.
“Será que o Prefeito não entendeu o avanço do autismo? Será que a sua assessoria não consegue evoluir os atendimentos à nossa sociedade?”.
O parlamentar oficializou hoje a Prefeitura para a convocação de novos profissionais da educação, principalmente cuidadores e professores auxiliares.