Deputada Joilma Teodora quer instituir o Dia do Garçon e da Garçonete em Roraima

De acordo com Joilma Teodora, a matéria foi elaborada com base nas reivindicações de entidades representativas de classe. – Foto: Matheus Richardson

A deputada estadual Joilma Teodora (Podemos) protocolou na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), um projeto de Lei que instituí no Estado, o Dia do Garçom e da Garçonete, a ser comemorado anualmente no dia 11 de agosto. A data que será inclusa no Calendário Oficial do Estado de Roraima tem por finalidade reconhecer e valorizar o trabalho de barmen, camareiras, atendentes, entre outros profissionais que atuam em bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, motéis, casas noturnas e estabelecimentos similares podendo ser empregados formais ou autônomos.

O Poder Público se encarregará de promover e apoiar, em parceria com entidades representativas de classe e com o setor privado, diversos tipos de atividades com características recreativas, de formação, como corridas de ruas, competições, palestras, oficinas, atividades voltadas a saúde, entre outras ações.

Segundo Joilma, a proposição foi elaborada, conforme solicitação dos representantes do Sindicato dos Garçons Autônomos e do Setor Gastronômico do Município de Boa Vista e de entidades representativas de classe localizadas no interior do Estado. “A intenção é dedicar um dia de comemoração a esses profissionais que tem como missão digna, o servir e que, muitas vezes, infelizmente acabam sendo maltratados e discriminados por uma parcela da sociedade”, lamentou.

A deputada enfatizou a importância da matéria em estimulas o desenvolvimento de políticas públicas que celebrem e preservem as tradições, bem como o bem-estar físico e mental desses profissionais. “O Projeto de Lei não celebra apenas o ofício do garçom e da garçonete, pois traduz o compromisso do meu mandato parlamentar com a promoção da dignidade do trabalho, a valorização das categorias autônomas e a construção de políticas públicas que façam de Roraima, um palco inovação, hospitalidade e respeito aos que tornam possíveis a nossa acolhida”, reforçou Joilma.

Jânio Tavares

Veja também

Topo