Projeto Turistea do Teamarr representa Roraima em evento de turismo no Amazonas

Apresentação do projeto será realizada nesta sexta-feira, 16, à noite, na Arena ABAV, em Manaus. – Fotos: SupCom/ALE-RR

O projeto Turistea, do Centro de Acolhimento ao Autista (TEAMARR), iniciativa pioneira no Brasil voltada à inclusão de pessoas autistas no turismo, marca presença de destaque no CONTA Amazonas 2025 & III Festival Amazonas de Turismo, que acontece em Manaus (AM). A apresentação do projeto será realizada nesta sexta-feira, 16, à noite, na Arena ABAV, localizada no Centro de Convenções Vasco Vasques.

Representando o Teamarr, as profissionais Jane Kelly Lira Costa, Ana Lídia Gonçalves Mendanha e Dionísia Maria Sampaio Mota conduzirão a apresentação que destaca a proposta inovadora do Turistea — unir lazer, acessibilidade e conscientização em roteiros turísticos pensados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

A participação no CONTA Amazonas, evento que reúne especialistas, profissionais e autoridades do setor turístico nacional, é vista como um marco importante para o fortalecimento do projeto. “Estar neste espaço é uma oportunidade de dar visibilidade ao nosso trabalho e mostrar que turismo também é um direito das pessoas atípicas. É inclusão de verdade, com responsabilidade e afeto”, afirmam as representantes do Teamarr.

Entre as expectativas para o pós-evento, estão a ampliação das parcerias institucionais, fortalecimento da causa da inclusão no turismo e maior alcance nacional do projeto. Segundo o grupo, os próximos passos do Turistea incluem a expansão da capacitação de profissionais da área, com uma nova turma prevista para junho, além da continuidade das visitas técnicas e passeios inclusivos com famílias atípicas ao longo do ano.

Com a força da experiência e o propósito da inclusão, o Turistea segue seu caminho de transformação, levando conhecimento, empatia e acessibilidade por onde passa.

O que é o Turistea?

O Turistea é um projeto pioneiro que promove vivências turísticas inclusivas para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de 06 a 18 anos, atendidos pelo Teamarr. A iniciativa inclui capacitações para profissionais do turismo, com o objetivo de tornar Roraima um destino cada vez mais acessível.

O que é o Teamarr?

Inaugurado em 2022, o Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) é presidido pela Deputada Estadual Angela Águida Portella com o apoio da Assembleia Legislativa de Roraima.
O Teamarr atende crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também realiza encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde. O Centro conta com equipes de multiprofissionais, formadas por psicólogos, fisioterapeutas, assistente terapêutico, enfermeiro, assistentes sociais, nutricionistas e piscopedagogos, que atendem no período da manhã e da tarde.

Veja também

Topo