Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: marcioweissenstein@hotmail.com
Instagram: @marcioweissenstein

Para ilustrar a coluna, o trio composto por Sílvia Reis, Carlos Fournier e Rosa Barroso. – Foto: Acervo Pessoal

Esporte

• O servidor do Detran-RR, Victor Figueiredo, atleta de jiu-jitsu, trouxe para Roraima duas medalhas de prata, uma na categoria “até 100,5 kg” e outra na “Peso Livre”.
***
• O vice-campeonato foi conquistado no Campeonato Master Europe International, que aconteceu agora em maio, em Barcelona, na Espanha.
***
• Com esse resultado, o atleta passou a ocupar as seguintes posições no ranking mundial da modalidade: 11º na categoria “até 100,5 kg” e 17º na “Peso Livre”. Victor é atleta da Academia Associação Extremo Norte de Lutas.

Arrecadação

• A campanha Adote um Ciclo, promovida pelo Centro Universitário Estácio da Amazônia e o Instituto Yduqs, encerrou mais uma edição com resultados expressivos na arrecadação de absorventes destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade.
***
• Foram mais de 20 mil unidades durante o Trote Solidário da instituição, que reuniu calouros e veteranos em uma gincana com foco em responsabilidade social. A campanha também contou com apoio de instituições parceiras e ampla divulgação nas redes sociais e na imprensa local.
***
• A arrecadação de pacotes de absorventes foi o ponto alto das atividades, que incluíram competições esportivas e uma cerimônia de premiação. Os itens arrecadados serão distribuídos a mulheres em situação de vulnerabilidade social de uma comunidade indígena e pela Federação Universitária de Esportes de Roraima (Fuerr).

Crédito

• A World Press Photo suspendeu a autoria de “A Menina do Napalm”, fotografia vencedora do prémio em 1973, após a estreia do documentário “The Stringer”, de Bao Nguyen, que contesta a atribuição dessa imagem ao fotojornalista Nick Út.
***
• A decisão foi anunciada na última sexta-feira, 16, pela fundação World Press Photo, a par das conclusões da investigação suscitada pelo documentário, que apontam para a possibilidade de “os fotógrafos Nguyen Thanh Nghe ou Huynh Cong Phuc terem estado em melhor posição para tirar a fotografia, em vez de Nick Út”. “A Menina do Napalm”, também conhecida por “O Terror da Guerra”, uma das mais conhecidas fotografias da Guerra do Vietnã, mostra uma menina vietnamita gravemente queimada a correr nua por uma estrada, após um ataque de napalm, na região de Trang Bang, no sul do país, em 1972.
***
• A imagem deu ao fotógrafo vietnamita-americano da Associated Press (AP) Huynh Cong Ut, mais conhecido por Nick Ut, o Prémio Pulitzer e o World Press Photo em 1973.

Queda

• O Brasil registrou uma queda de 32% no desmatamento em 2024, segundo o novo Relatório Anual do Desmatamento divulgado pelo MapBiomas Alerta.
***
• A boa notícia é que cinco dos seis biomas brasileiros tiveram redução nas áreas desmatadas: Pantanal, Pampa, Cerrado, Amazônia e Caatinga.
***
• A exceção foi a Mata Atlântica, que se manteve estável, mesmo com os eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul.

Preciosidade

• Um manuscrito da Magna Carta, que estava classificado como cópia na biblioteca da Faculdade de Direito de Harvard por quase oitenta anos, foi autenticado como um original de 1300.
***
• Essa descoberta aumenta para sete o número de cópias sobreviventes do documento histórico que estabelece que nenhum monarca está acima da lei.
***
• O manuscrito foi adquirido por US$ 27,50 em 1946. A descoberta ocorreu quando o professor de história medieval David Carpenter, do King’s College London, examinava imagens digitais da biblioteca. Ele identificou o documento como um original e contatou Nicholas Vincent, professor da Universidade de East Anglia, para confirmar a autenticidade.

Masturbação

• Você já deve ter ouvido falar da “diferença salarial entre gêneros” ou da “diferença de orgasmos” que desfavorecem as mulheres — mas você também conhece a “diferença de masturbação”?
***
• Os homens se masturbam com mais frequência do que as mulheres – uma pesquisa recente revela a frequência.
***
• Masturbação, sexo solo, autogratificação – não importa como você os chame: o amor-próprio não apenas contribui para uma melhor sensação de bem-estar, mas também é fisicamente saudável. No entanto, nem todos se beneficiam igualmente desta vantagem: as mulheres fazem-no com muito menos frequência do que os homens – a diferença é tão marcante que se poderia mesmo falar de uma “lacuna de masturbação”.

Masturbação II

• Isso é reforçado por números de uma pesquisa recente com 8.000 mulheres e homens de um total de oito países, conduzida pelo fabricante de brinquedos sexuais Womanizer.
***
• Quase uma em cada quatro mulheres nunca se masturbou. As razões para isso são em parte culturais, mas também socialmente enraizadas. Embora vários estudos mostrem que a masturbação regular pode reduzir o estresse, melhorar o sono e a imagem corporal, e consequentemente também a vida sexual, o sexo solo às vezes é considerado vergonhoso para as mulheres.
***

• A Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Jael da Silva Barradas, Adriana Aguiar da Silva, marcando presença na coluna. – Foto: Acervo Pessoal

POR FALAR NISSO…

# Nesta quarta-feira, 21, é Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, Dia da Língua Nacional, Dia do Abraço e Dia Internacional da Diversidade Biológica.

# Comemoram aniversário nesta quarta-feira, 21: Deusdith Araújo e Aurelina Medeiros.

# A ataxia de Friedreich, doença genética rara e degenerativa, ganhou seu primeiro tratamento específico no Brasil. A Anvisa aprovou o medicamento omaveloxolona, que pode retardar a progressão da doença, até então tratada apenas com cuidados paliativos.

# Pelo menos uma vez ao ano, o inconfundível rótulo vermelho da Coca-Cola ganha outra cor. E, exclusivamente, em terras brasileiras. Durante o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, as latinhas da marca ganham uma edição limitada em azul.

# Em um anúncio significativo, a FIFA confirmou que o Brasil sediará a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027. Será a primeira vez que o evento será realizado na América do Sul.

# A Secretaria de Infraestrutura informa que desde terça-feira, 20, a ponte sobre o rio Tucumã, localizada na RR-203, estrada que dá acesso ao Tepequém, será interditada nos horários das 8h às 12h e das 14h às 18h. Fora destes períodos, o trânsito estará liberado de forma regular. A interdição em horários pré-definidos seguirá até a próxima quinta-feira, 22.

Participando de importante reunião sobre o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (19 de maio), o Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima (CEDCAR), André Lucas Paz. – Foto: Marley Lima

VIRALIZAR

• No início deste ano, a Animal Aid lançou a maior campanha até agora, aumentando a conscientização sobre o terror inerente à produção de laticínios.
***
• Uma grande parte da campanha foi um ousado novo anúncio, que foi exibido na televisão em horário nobre e nos cinemas em todo o país – um feito tanto para Animal Aid, quanto para o Reino Unido.
***
• O conceito teve início com as palavras “sem voz” e com a percepção de que muitas pessoas consideram os animais incapazes de se expressar. É claro que isso não é verdade – qualquer um que tenha testemunhado um bezerro sendo forçosamente retirado de sua mãe, para que o leite dela possa ser destinado para consumo humano, saberá que esses animais sensíveis e gentis têm, de fato, voz. Eles não precisam que falemos por eles; nós é que precisamos escutar.

FLOPAR

• O Ministério da Saúde está fechando o cerco contra quem tenta desviar dinheiro público e enganar a população.
***
• Desde a retomada do programa Farmácia Popular, em 2023, mais de 2 mil farmácias foram suspensas e 501 descredenciadas.
***
• O resultado é que quase 8 milhões de reais foram recuperados para os cofres da União.

O servidor do Detran-RR, Victor Figueiredo, que é atleta de jiu-jitsu, trouxe para Roraima duas medalhas de prata do Campeonato Master Europe International, que aconteceu agora em maio, em Barcelona, na Espanha. – Foto: Divulgação

Veja também

Topo