
A equipe do Procon Assembleia ministrou, nesta quarta-feira, 21, uma palestra sobre relações de consumo para mais de 20 jovens aprendizes do curso de serviços de supermercado do Senac-RR (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). A atividade abordou os direitos e deveres nas relações entre consumidores e fornecedores, cumprimento de ofertas, compras em lojas físicas e on-line, além de situações que podem configurar crimes contra o consumidor.
O aluno Rayky Gabriel Farias, de 14 anos, destacou que a palestra foi fundamental para esclarecer dúvidas e ampliar os conhecimentos dos participantes sobre o tema.

“Ela nos ajudou a entender nossos direitos enquanto consumidores e também a levar essas informações para amigos e familiares que desconhecem o assunto”, afirmou.
Willian Almeida, de 17 anos, aproveitou para tirar uma dúvida sobre a não entrega de produtos comprados pela internet.

“Aprendi que, primeiro, devemos tentar resolver diretamente com o fornecedor. Se não houver solução, podemos acionar o Procon, que faz a intermediação. Foi uma explicação muito esclarecedora, tanto para mim quanto para outros colegas que tinham a mesma dúvida”, ressaltou.
Segundo a instrutora do Senac, Glaiciane Andrade, a palestra complementa o conteúdo do curso, uma vez que os alunos atuarão em supermercados, ambiente que exige atenção tanto com mercadorias quanto no atendimento ao cliente.

“Eles têm uma disciplina sobre o Código de Defesa do Consumidor justamente para entender os direitos e deveres nas relações de consumo. A palestra foi essencial para que saibam como agir diante de algum impasse, tanto no papel de atendentes quanto como consumidores, caso sofram algum golpe, como foi questionado por um dos alunos”, explicou.
Cultura de consumo consciente
O diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho, reforçou que levar informações sobre direitos e deveres nas relações de consumo é um dos principais papéis do órgão. Segundo ele, é fundamental estar próximo dos jovens, que serão futuros trabalhadores e também consumidores mais conscientes.

“É muito importante estarmos próximos. Abordamos os direitos básicos de clientes e fornecedores, cumprimento de ofertas, direito à informação, além de esclarecer sobre crimes nas relações de consumo e a atuação do Procon Assembleia. A turma foi muito participativa, com perguntas bastante pertinentes. O objetivo é que eles saiam daqui bem-informados e se tornem multiplicadores desse conhecimento”, destacou Aldo.
O Procon Assembleia realiza atendimentos presenciais de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. Também oferece atendimento remoto pelo WhatsApp (95) 98401-9465 ou pelo site.