Senar na Escola: projeto leva conhecimento do campo para dentro de sala de aula na cidade

23 alunos participaram de uma aula interativa sobre o mundo das abelhas. – Fotos: Fernanda Marins

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Roraima) lançou, na última quinta-feira, 22, no Instituto Batista de Roraima (IBR), o programa Senar na Escola, que tem como objetivo aproximar crianças e adolescentes ao meio rural, promovendo a educação ambiental, o conhecimento sobre as atividades do agro e a valorização da produção rural.

A primeira edição do programa teve como tema a apicultura, em homenagem ao Dia Mundial da Abelha e ao Dia do Apicultor, celebrado também no dia 22 de maio. Durante a atividade, 23 alunos participaram de uma aula interativa sobre o mundo das abelhas, aprendendo sobre a importância desses insetos para a preservação ambiental e para a produção de alimentos.

“Nós desenvolvemos o Senar na Escola com o objetivo de levar conhecimento e conscientizar as crianças das escolas urbanas sobre a origem dos alimentos e como eles são produzidos. Nesta primeira edição do projeto, vamos abordar a apicultura, para que as crianças entendam como o mel é produzido e de que forma ele chega até às nossas mesas”, explica a superintendente do Senar Roraima, Amanda Torquato.

O técnico de campo do Senar e especialista em apicultura, Gustavo Vivian, levou ao ambiente escolar abelhas sem ferrão, materiais utilizados na prática da apicultura e conduziu uma apresentação educativa. De forma lúdica e dinâmica, ele mostrou como funciona essa atividade essencial tanto para a agricultura quanto para o equilíbrio dos ecossistemas.

“Essa iniciativa do Senar é fundamental porque leva conhecimento e informação, ajudando a combater a desinformação dessas crianças no futuro. Além disso, traz a realidade do campo para a cidade, o que contribui para que elas entendam a importância do meio rural e percebam que todos nós dependemos dele”, destaca o técnico de campo e especialista em apicultura, Gustavo Vivian.

A coordenadora pedagógica do IBR, Adriana Pereira, enfatizou que a iniciativa oferece aos alunos uma experiência prática, contribuindo para o desenvolvimento da consciência ambiental desde a infância. “Estamos muito felizes em receber a equipe do Senar Roraima, que apresentou, de forma lúdica, o mundo das abelhas e a importância para o meio ambiente. Essa parceria é muito importante, pois aproxima as crianças da realidade rural, esclarece dúvidas e ainda incentiva hábitos de alimentação mais saudáveis”, ressalta Adriana.

Os alunos também ficaram encantados com a experiência. Derek de Souza, de 9 anos, compartilhou o que aprendeu. “Aprendi sobre as abelhas e provei um mel muito gostoso. Aprendi que as abelhas ajudam as plantas a produzir frutas e que o mel faz muito bem para a gente”, conta.

O Senar na Escola é uma iniciativa que será levada para outras instituições de ensino, abordando temas relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade, produção rural e a importância do agro para a sociedade.

Fernanda Marins

Veja também

Topo