
O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) foi homenageado nesta terça-feira, 24.06., em Sessão Especial da Assembleia Legislativa de Roraima, realizada no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, com a presença de deputados e outras autoridades, pela sua iniciativa de criação da Escola do Legislativo de Roraima (Escolegis) há 22 anos.
A solenidade teve a participação do presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio e foi conduzida pelo deputado Chico Mozart, que sugeriu a homenagem.
Impossibilitado de receber a Comenda pessoalmente, em virtude de estar fora do Estado, o senador foi representado pelo jornalista J. R. Rodrigues, que destacou o pioneirismo da ALE-RR na criação da unidade.
“O senador Mecias criou a Escolegis em 2003, quando foi presidente da Assembleia, inspirado na primeira escola que foi criada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Inicialmente, a Escolegis foi criada para atender o servidores dos legislativos estaduais e municipais, e depois teve seu papel estendido para atender também à comunidade em geral com a oferta de cursos profissionalizantes de maneira gratuita”, pontuou J. R. Rodrigues.

Quem também participou da solenidade foi o deputado estadual Marcos Jorge (Republicanos-RR), que também enalteceu a atuação da Escolegis também para os servidores do Legislativo quanto para a sociedade.
“Eu tive a oportunidade de, lá atrás, fazer um curso de Administração Legislativa nas Escolegis, que foi muito importante na minha formação intelectual e profissional. A Escolegis desempenha um papel fundamental na educação no estado de Roraima”, destacou o parlamentar.
Criada em 2003 pelo ex-deputado e atual senador Mecias de Jesus (Republicanos) – homenageado no evento -, a Escolegis foi planejada para capacitar servidores dos legislativos estadual e municipais. Entretanto, em 2017, decidiu repaginar a atuação e estender à
Atualmente, a Escolegis atende cerca de 20 mil alunos em cursos de diversas modalidades no modo presencial e mais de 40 mil através do Ensino à Distância (EaD). Hoje, milhares de profissionais que fizeram cursos na Escolegis estão no mercado de trabalho.
Gilvan Costa

