Pai e filho se “reinventam” no tênis de mesa em Boa Vista

Superando a morte do patriarca, Nelson de 43 anos e o filho José de 7 anos, triunfam no pódio e provam que o amor de pai e filho está enraizado no esporte. – Fotos: Divulgação

Os mesatenistas Nelson Cardoso Filho, de 43 anos, e José Silvestre, de 7 anos, vivem uma história de superação no esporte e abrem a série de documentários que antecede o mês do dia dos pais. “Pais e filhos que atuam juntos no esporte em RR”. Sendo cinco reportagens, a última encerrará a série no segundo domingo de agosto.

No mês de março, o atleta Nelson perdeu o pai que faleceu após problemas de saúde. O filho, iniciante no esporte e o roraimense federado mais jovem, o garoto José Silvestre seguiu sem o avô. Ambos seguiram fortes no tênis de mesa e firmaram um compromisso de buscar medalhas, homenagear e dedicar as conquistas ao patriarca.

Nelson conquistou medalha de bronze no Rating O na Copa Brasil de Tênis de Mesa em Porto Velho e, junto ao filho, José Silvestre faturou bronze no sub-9. Ambos chegaram a Boa Vista medalhados após mais de 12 horas de voo, conexão por Brasília e por fim a capital macuxi.

“Meu pai era a motivação e o principal responsável por me incentivar no tênis de mesa, em nossas conquistas ele sempre será lembrado. Sempre fará parte de nossas medalhas”, disse Nelson Cardoso Filho.

Não importa o longo percurso, o que importa foi fazer a diferença e provar aos rivais lá fora, tamanha capacidade na mesa, tanto do pai, quanto do filho, ambos fizeram uma participação meteórica diante os melhores competidores do país.

José Silvestre, mesatenista de apenas 7 anos de idade, tem incentivo do pai Nelson Cardoso Filho, também atleta de tênis de mesa. Nesta parceria, o pai Nelson incentiva o garoto, que atualmente carrega o status do roraimense mais novo a conquistar uma medalha na Copa Brasil de Tênis de Mesa.

O guri conquistou medalha de bronze no sub-9 e ficou na quinta colocação no sub-11, em Porto Velho. Ele mostrou seu talento em solo rondoniense e provou o ditado popular “filho de peixe, peixinho é”. Só para lembrar, ambos pediram ajuda para custear as despesas na viagem. A parceria pai e filho no tênis de mesa começou a dar certo e fluir.

Neste período que antecede o mês dos pais, a harmonia entre Nelson Cardoso Filho e o guri José Silvestre é regada de muito sacrifício, com treinos exaustivos diários, pela equipe Leões do Norte, que faz parte do Clube Live TT. Eles visam a Copa Brasil, etapa de Manaus, em agosto, sempre priorizando as competições nacionais, sendo que não tem rival da mesma idade de José Silvestre em solos roraimenses.

“Existe uma carência para atletas da idade do José Silvestre, mas ele está usando a Copa Brasil, como experiência para o seu verdadeiro objetivo, que é daqui a 5 anos, se tornar representante de Roraima pelos Jogos Escolares Brasileiros, esse é o objetivo”, disse seu pai e treinador Nelson Filho.

João Paulo Oliveira

Veja também

Topo