Esporte e Cidadania: ALE-RR reconhece relevância social e esportiva do Náutico Futebol Clube

Clube roraimense agora pode firmar convênios e acessar recursos públicos para fomentar o futebol local. – Fotos: Marley Lima | SupCom/ALE-RR

O Náutico Futebol Clube de Roraima agora é oficialmente uma entidade de utilidade pública estadual, conforme o Decreto Legislativo nº 49/2025. A conquista foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e reconhece o trabalho social e esportivo desenvolvido pelo clube, especialmente com as categorias de base. Com o novo status, o Náutico poderá firmar convênios e buscar recursos públicos para fortalecer ainda mais o futebol local.

Durante os treinos da equipe sub-20, que se prepara para o Campeonato Roraimense da categoria, o treinador Sirone Nascimento comemorou a conquista e refletiu sobre os avanços que o clube pode ter com o melhor acesso aos recursos públicos.

Sirone Nascimento é treinador da categoria sub-20 do clube.

“Foi uma grande vitória para o Náutico e também para o estado, pois o clube poderá buscar recursos dos governos municipal, estadual e até federal. É um benefício gigantesco para os atletas, que poderão receber bolsa, ajuda de custo, salário. Isso coloca o Náutico em outro nível, em que podemos ser reconhecidos nacionalmente”, pontuou Nascimento.

O venezuelano Yeferzon Zabala, de 18 anos, é um dos jovens talentos da equipe. Ele possui ajuda de custo do clube e falou sobre a oportunidade de transformar a própria vida por meio do esporte.

Yeferzon Zabala, de 18 anos, veio da Venezuela para sonhar com uma carreira no futebol.

“Discuti com um colega sobre meu interesse no futebol, pois, na Venezuela, as oportunidades são limitadas. Vim para o Brasil com o objetivo de encontrar um clube onde pudesse crescer e, aqui no Náutico, estou focado em me dedicar ao grupo e dar meu melhor para sermos campeões”, vislumbrou o garoto.

Outro jovem jogador, o roraimense Caio Alves, de 17 anos, também sonha alto. Isso porque o time campeão roraimense da categoria participa de competições nacionais importantes e pode abrir portas para uma carreira profissional.

O jovem Caio Alves busca ascensão nacional por meio do esporte.

“Treinamos de segunda a sábado com foco total no campeonato. A atenção que o treinador Marcelo dedica a todos nós é essencial. Estar aqui significa realizar um sonho, pois quero ser campeão estadual e disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior e a Copa do Brasil, que são uma grande vitrine nacional”, ressaltou Caio.

O que significa ser de utilidade pública?

De acordo com o consultor legislativo da ALE-RR, Daniel Garcia, a declaração de utilidade pública reconhece a relevância social da instituição e implica o reconhecimento, por parte do poder público, da relevância dos serviços prestados pelo Náutico à sociedade no âmbito esportivo. “Essa distinção confere maior credibilidade à instituição perante a comunidade e possibilita o acesso a recursos públicos, parcerias com o Estado, convênios e termos de cooperação”, informou o consultor.

Daniel Garcia é consultor legislativo da ALE-RR.

O Projeto de Decreto Legislativo que concedeu esse status ao Náutico foi apresentado pelo deputado Soldado Sampaio (Republicanos), tramitou na Assembleia Legislativa e foi aprovado por unanimidade. Com a publicação oficial, o clube poderá pleitear novas fontes de financiamento e ampliar a atuação no desenvolvimento do esporte.

Para receber esse título, a entidade precisa cumprir alguns critérios legais. “A legislação exige que a instituição tenha natureza sem fins lucrativos, preste serviços relevantes à sociedade, atuando em áreas de interesse público como educação, saúde ou cultura e esteja em funcionamento há, pelo menos, um ano”, finalizou Garcia.

Anderson Caldas

Veja também

Topo