
E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Filosofia
A UERR divulgou o resultado final da II Olimpíada Roraimense de Filosofia – II ORRFIL. A cerimônia de entrega das premiações ocorrerá no dia 8 de agosto, às 18h30, no auditório do Campus Célia Maria Magalhães Nobre (Rua Sete de Setembro, 231, Canarinho).
A lista completa está disponível no site da Uerr, no endereço: uerr.edu.br, menu Últimas Notícias.
A ORRFIL é um projeto dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Filosofia da Uerr, em parceria com a UFRR e o IFRR.
Preciosa
Uma formação rochosa rara, com esmeraldas brutas pesando 92,5 quilos, será leiloada em 8 de agosto pela casa Bid Leão, no Rio de Janeiro.
Avaliada em R$ 100 milhões, a peça foi encontrada na região de Carnaíba, no sertão da Bahia, e é considerada um exemplar impressionante de “canga de esmeralda”, conglomerado de berilo e xisto com cristais preciosos em estado natural.
A casa destaca que o bloco de esmeraldas é uma peça única tanto pelo porte quanto pelo valor geológico, podendo ser adquirido por empresas como símbolo corporativo, acervos de museus de história natural ou investidores do mercado de pedras preciosas.
Especial
Será realizada no sábado, 26, a partir das 16h, a 1ª Feirinha Cultural do Wei Hostel. Segundo os organizadores, o evento promete reunir arte, bem-estar e conexões verdadeiras.
Por lá a apresentação e exposição dos trabalhos dos parceiros como: Flor de Lírio Plantas Ornamentais, Roraima Expeditions, Artes Decor BV, Mahalo Incensaria e Flor de Sol Acessórios.
Durante o evento, acontecerá o Workshop Energético com Nathalia Lima, do Espaço Rosas da Lua e a ministração de práticas de yoga, com Luana Lucena. Anota aí o endereço Wei Hostel, Rua da Jaqueira nº 623 – Caçari, em Boa Vista.

POR FALAR NISSO…
# Nesta sexta-feira, 25, é Dia de São Cristóvão, Dia do Colono, Dia do Escritor, Dia do Motorista, Dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana, Afro-Caribenha e da Diáspora / Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.
# Nesta sexta-feira, 25, a jornalista Shirleide Vasconcelos apaga velinhas do bolo de aniversário.
# Quem comemora aniversário no sábado, 26, é o senhor Laércio Gentil Goes. No domingo, 27, é dia de comemoração em torno dos aniversários de Josué Sousa Chaves e da Defensora Pública, a roraimense Inajá de Queiroz Maduro.
# Acontece no domingo, 27, o 1º evento Grau de Bike, às 15h, no Assadão São Matheus, em Pacaraima.
# Na segunda-feira, 28, é comemorado o Dia Estadual do Professor Indígena (Lei nº 1.180/17). A celebração ocorrerá no malocão do Insikiran na UFRR, das 13h às 20h.
# Para encerrar a programação do “Férias é no Garden”, neste sábado, 26, das 14h às 19h, a Praça de Alimentação do Roraima Garden Shopping, será transformada em uma extensa arena de jogos eletrônicos, do retrô aos mais atuais, e oficina de Pokémon TCG. As atividades são gratuitas e abertas para toda a família, de qualquer idade.
# Confirmada para o dia 7 de agosto de 2025, a Conferência Municipal LGBTQIAPN+ de Pacaraima.

VIRALIZAR
O Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMPe) o World Mosquito Program (WMP), inauguraram a maior biofábrica do mundo voltada para a criação do mosquito Aedes aegypti inoculado com a bactéria Wolbachia.
A técnica impede o desenvolvimento do vírus da dengue e de outras arboviroses.
A biofábrica tem capacidade para produzir 100 milhões de ovos de mosquitos por semana. A expectativa é que ao menos 14 milhões de pessoas sejam protegidas contra a dengue, zika e chikungunya.
FLOPAR
Relatórios dos grupos de defesa Human Rights Watch, Americans for Immigrant Justice e Sanctuary of the South apontam que imigrantes que estão em uma prisão para “estrangeiros”, em Miami (EUA), foram algemados com as mãos amarradas nas costas e tiveram que se ajoelhar para comer em pratos de isopor “como cães”.
Os relatos, obtidos por meio de entrevistas com os detentos, foram divulgados na última segunda-feira, 21, e os episódios aconteceram em três instalações prisionais do estado da Flórida.
Conforme os relatórios, dezenas de homens ficaram presos em uma cela por horas e tiveram o almoço negado até por volta das 19h. Eles permaneceram algemados com a comida em cadeiras à sua frente. “Tínhamos que comer como animais”, disse um detento chamado Pedro. Segundo a descrição dos grupos de defesa, o tratamento humilhante por parte dos guardas é comum nas três prisões.





