Sesc Amazônia das Artes: teatro roraimense percorre dez estados brasileiros com espetáculo sobre ancestralidade indígena

Com “Gotas de Saberes”, a Cia Arteatro alcança 14 estados brasileiros na trajetória da montagem. Primeira apresentação é nesta sexta (8), em Macapá (AP). – Fotos: Cia. Arteatro

O espetáculo infantil “Gotas de Saberes”, da Cia Arteatro, de Roraima, inicia em agosto uma nova etapa de circulação nacional, agora pelo Projeto Sesc Amazônia das Artes 2025, com apresentações gratuitas em dez estados brasileiros, reafirmando a força da produção teatral roraimense e a potência das narrativas indígenas no cenário cultural do país.

A peça, que propõe a contação de histórias do povo originário Macuxi em forma de teatro, será encenada nos estados do Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Tocantins, Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Rondônia e Acre, entre agosto e outubro. Com essa nova turnê, “Gotas de Saberes” terá alcançado 14 estados brasileiros, somando-se às apresentações já realizadas em Paraná, Goiás, Bahia e Pernambuco, por meio de outros projetos de circulação.

Criado a partir de vivências pessoais e ancestrais dos atores Anderson Nascimento, Márcio Sergino e Silmara Costa, o espetáculo traz à cena personagens como Timbó, Onça Zeleida, Jabuti e Camarão Pajé, elementos simbólicos das histórias indígenas que encantam públicos de todas as idades. Com direção de Márcio Sergino e assessoria dramatúrgica de Márcio Marciano, a peça é encenada em formato adaptável a teatros, escolas, quintais e comunidades, com duração de 40 minutos e classificação livre.

O espetáculo é uma ode à ancestralidade, identidade amazônica e roraimense, já foi premiado no XVI Festival de Teatro da Amazônia, com os prêmios de Melhor Espetáculo e Melhor Ator (Anderson Nascimento) e no Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras, de Minas Gerais, com o projeto “Entre Brasis”, realizado em conjunto com o Grupo Baquetá (PR), vencendo na categoria infantojuvenil.

Para a companhia, formada por artistas negros e indígenas e com mais de 30 anos de trajetória, participar do Sesc Amazônia das Artes representa o fortalecimento da arte produzida no extremo norte do país, que agora ganha ainda mais visibilidade ao cruzar o Brasil de Norte a Sul.

“O Amazônia das Artes é um sonho para quem faz teatro aqui na região Norte, porque, afinal, esse é o nosso palco giratório. Ser escolhido para circular por tantos estados é um orgulho enorme, é o reconhecimento de que estamos produzindo com consistência. Essa circulação representa um fechamento de ciclo e o cumprimento do nosso legado, que é levar nosso trabalho para todos os públicos, em todos os cantos do Norte”, destaca o diretor Márcio Sergino.

📍 Classificação: Livre
⏱️ Duração: 40 minutos
🎭 Gênero: Infantil
🎟️ Entrada gratuita
🤟 Acessibilidade em Libras

Cronograma – Sesc Amazônia das Artes 2025

Gotas de Saberes | Cia Arteatro (Roraima)

08/08 – Amapá

10/08 – Pará

12/08 – Roraima

14/08 – Amazonas

16/08 – Tocantins

27/09 – Mato Grosso

29/09 – Maranhão

01/10 – Piauí

03/10 – Rondônia

05/10 – Acre

Gérsika Nascimento

Veja também

Topo