Cedcar e parceiros iniciam caravana pelo protagonismo juvenil

Oficinas, rodas de conversas, Mov Ceu da biblioteca pública, capoeira, arte indígena, movimento estudantil, redes sociais e educomunicação, diversidade, Estatuto da Criança e do Adolescente, meio ambiente e crise climática, são alguns temas abordados pela caravana. – Fotos: Divulgação

Com o tema “PPJ ecoa – arte, terra e R-existência”, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima (CEDCAR) e parceiros iniciaram no início da semana, último dia 11 de agosto, uma caravana que irá percorrer em diversas escolas do estado promovendo oficinas e rodas de conversas com a pauta central dos direitos de crianças e adolescentes. O programa de protagonismo juvenil – PPJ foi vencedor neste ano do Prêmio Nacional de Direitos Humanos Neide Castanha na categoria “protagonismo juvenil” através do Comitê da campanha Faça Bonito – do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. As atividades retomam nesta terça-feira, 12 de agosto a partir das 4 da tarde na escola Estadual Maria das Neves Rezende, localizada na rua Lindolfo Bernardo Coutinho, 464, bairro Asa Branca. A primeira fase da caravana termina no dia 04 de setembro em visita ao município de Amajari, distante 156 km da capital Boa Vista.

Segundo o presidente do Cedcar, Jean Farias, representante da Associação dos Estudantes de Roraima – Assoer no Conselho, o PPJ se tornou um programa de estado através da resolução de número 050 do conselho. “De um pequeno mais importante projeto desenvolvido pelo Associação dos Estudante de Roraima e pelo Fórum dos Direitos da criança e do Adolescente – FDCA/Roraima em parceria com o CEDCAR, o PPJ se consolida agora como um novo programa. O tema proposto neste ano tem toda conexão com a Cop 30, pois estamos atuando enquanto conselho na mobilização e participação da cúpula dos povos a ser realizado de 12 a 16 de novembro em Belém – PA”, destacou.

Presidente do Cedcar, Jean Farias.

Farias afirmou que serão realizadas mais de 100 oficinas e rodas de conversas envolvendo escolas da rede estadual e instituições federais de ensino em 11 municípios do estado. “O Governo de Roraima através das secretarias de estado do Bem estar Social – Setrabes, da Educação e Desportos – Seed, da Cultura e Turismo – Secult e demais parceiros como a Defensoria Pública do Estado, Grupo Diversidade Sesc e outros, estão envolvidos nesta primeira fase programada para terminar no dia 04 de setembro no município de Amajari”, disse.

As organizações da sociedade civil e instituições públicas que participam neste ano do PPJ são: Assoer, Grupo Raízes Brasileira, Grupo Diversidade, Sinjoper, Polícia Civil, Coletivo Informe Popular, Fórum DCA/RR, Sesc/RR, Aceterr, Vara da Infância, Defensoria Pública do Estado, Seed, Setrabes,Secult, Biblioteca Pública(Mov Ceu), Escritores Aldenor Pimentel, Joseani Vieira e pajé Vanda Macuxi.

Veja também

Topo