
O Sinjoper integra a caravana liderada pelo Cedcar com a participação dos jornalistas Paulo Thadeu Franco das Neves, Johaan Barbosa e Grazy Maia. Segundo a equipe, o tema que eles estão trabalhando com os alunos é “Telas – infância e adolescência”. Nesta segunda-feira, 11, a equipe esteve na escola estadual América Sarmento Ribeiro, localizada no bairro Pintolândia.
“Estamos abordando a resolução número 245 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do adolescente – Conanda, que cita a exclusão, capacitismo e discriminação, sobre os direitos de crianças e adolescentes no ambiente digital. Essa resolução estabelece princípios, recomendações e obrigações para entidades públicas e privadas, com o objetivo de garantir um ambiente online seguro e protegido para esse público. A resolução enfatiza a responsabilidade de todos, incluindo empresas provedoras de serviços digitais, em proteger os direitos das crianças e adolescentes no ambiente online”, destacou Paulo Thadeu.

Para a jornalista Grazy Maia a participação de jornalistas em atividades como estas contribuem para a pauta dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
“O jornalista não é aquele que trabalha apenas na pauta diária para a mídia, mas também é um profissional que deve colaborar para a formação política de uma sociedade, defendendo a democracia e os direitos humanos”, enfatizou.

O tema das plataformas digitais, big techs e a adultização da infância são temas também abordados na roda de conversa dos jornalistas com os estudantes. “Temos que ocupar esses espaços e colaborar para a proteção integral de crianças e adolescentes”, destacou o jornalista Johann Barbosa.
O Sinjoper integra ao Fórum DCA/RR desde o início de suas atividades nas décadas de 80 e 90. Já integrou o Cedcar, assumindo inclusive por várias vezes a presidência daquele conselho. Atualmente o presidente do sindicato, jornalista Paulo Thadeu representa a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), na Comissão dos Direitos Humanos e Ação Parlamentar e a titularidade no Conanda.
