
27 instrutores e técnicos de campo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Roraima (Senar/RR) participaram de mais uma etapa do Programa Agronorte, nos dias 8 e 9 de agosto, na Fazenda Savana, zona rural de Boa Vista. O tema desta vez foi fruticultura, com ênfase no manejo e controle de pragas e doenças que afetam a produção de Roraima.
Com aulas teóricas e práticas, os participantes puderam identificar diretamente no campo as principais doenças que atingem culturas frutíferas no estado, com foco na cultura de citrus.

O treinamento foi conduzido pelo engenheiro agrônomo Valdecir Queiroz, agrônomo que atua junto a importantes empresas produtoras de frutas no Nordeste, especialmente no Vale do São Francisco, maior polo de fruticultura irrigada do Brasil.
“Os técnicos estavam ansiosos para aprender sobre fitossanidade na fruticultura. Houve bastante troca de experiência, onde no primeiro dia teve informações em sala e no segundo dia teve o dia de campo com práticas técnicas desenvolvidas para o controle de pragas e doenças no sistema mais agroecológico, para que o técnico se prepare para atender o produtor”, explica Queiroz.

Para a instrutora do Senar Roraima, Rannyonara Oliveira, o treinamento foi uma oportunidade de atualizar e ampliar conhecimentos. “Para mim que já venho atuando desde 2018, às vezes a gente precisa ter essa atualização para levar ao produtor rural. Durante esses dois dias, o instrutor trouxe a experiência dele para que possamos desenvolver essas tecnologias, esses avanços para levar ao produtor rural”.
O Agronorte é um programa promovido pelo Senar, que promove a atualização e qualificação de instrutores e técnicos de campo, incentivando a adoção de tecnologias e boas práticas agropecuárias adaptadas à realidade da região norte. A próxima capacitação acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto, com o tema apicultura.

