
Encerram nesta sexta-feira, 15 as inscrições para o curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica – Rede Alyne (CEEO-Rede Alyne). O curso é realizado pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) e a Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Ao todo, estão sendo ofertadas 15 vagas destinadas para enfermeiros que atuam na atenção à saúde das mulheres, por período mínimo de um ano, em serviços vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) nos 15 municípios de Roraima.
Os interessados poderão realizar sua inscrição na página institucional do curso. Segundo o edital, é necessário preencher o formulário de inscrição e anexar documentação obrigatória, como fotografia 3X4, RG e CPF, certidão de nascimento e/ou casamento, cópia do diploma de graduação em Enfermagem (frente e verso), cópia da cédula de identidade do Conselho Regional de Enfermagem do estado correspondente à região de saúde para o qual o candidato se inscrever, comprovante de experiência profissional como enfermeiro, entre outros.
O curso de especialização tem o objetivo de expandir e fortalecer a atuação de enfermeiras obstétricas no SUS, com base nos princípios da descentralização e regionalização, fortalecimento da enfermagem no SUS, qualificação do cuidado, integração ensino-serviço, formação-intervenção, equidade, direitos reprodutivos e combate às violências estruturais.
O projeto na UFRR está sob a coordenação das professoras Cintia Freitas Casimiro e Barbara Almeida Soares Dias que enfatizaram a importância do curso de especialização para o profissional de enfermagem. “É um diferencial notável na formação de enfermeiros que desejam ir além e se tornarem referências no cuidado à mulher durante a gestação, o parto e o puerpério, pois capacita esses profissionais para atuarem de forma humanizada, ética e baseada nas melhores evidências científica”, destaca a coordenadora local e professora do curso de Enfermagem, Cintia Freitas Casimiro.
A previsão para início do curso é em outubro deste ano e para conferir o edital completo com todas as informações, basta acessar a página da UFMG referente a especialização.
Sobre a Rede Alyne
A Rede Alyne, lançada em 2024 pelo Governo Federal, substitui a Rede Cegonha e tem como objetivo ampliar o acesso das mulheres a cuidados obstétricos humanizados e de excelência, contribuindo para redução da mortalidade materna. O intuito é reduzir a mortalidade materna em 25% e diminuir a mortalidade materna de mulheres negras em 50% até 2027.
A iniciativa que fortalece e aprimora o cuidado integral à saúde da mulher e da criança, homenageia Alyne da Silva Pimentel Teixeira que morreu no ano de 2022 vítima de negligência médica.

