Parlamento Jovem: estudantes se preparam para cerimônia de posse na ALE-RR

O ensaio teve como objetivo repassar o roteiro oficial da solenidade, que segue o mesmo rito aplicado aos deputados estaduais. – Fotos: Marley Lima | SupCom/ALE-RR

Estudantes que irão conduzir a cerimônia de posse do Parlamento Jovem Roraimense 2025 participaram, nesta segunda-feira, 18, de ensaio no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O evento está marcado para o dia 2 de setembro.

O ensaio teve como objetivo repassar o roteiro oficial da solenidade, que segue o mesmo rito aplicado aos deputados estaduais. A cerimonialista da ALE-RR, Silvia Macedo, orientou os participantes sobre os protocolos da sessão, a exemplo da leitura de textos padronizados e a posição dos parlamentares no plenário.

“Essa é a terceira edição do Parlamento Jovem e sempre realizamos treinamentos com eles, exatamente como fazemos com os deputados estaduais. Hoje, ensaiamos apenas os que ocuparão a presidência e as secretarias da mesa, mas no dia 25, teremos o treinamento completo com todos os jovens”, explicou.

Cerimonialista da ALE-RR, Silvia Macedo, orienta jovens parlamentares sobre o rito da posse.

Voz dos parlamentares jovens

Entre os estudantes que participaram do ensaio, estava Ana Clara Figueira, de 16 anos, da Escola Estadual Ayrton Senna, que irá presidir a sessão inicial.

“Conheci o projeto na escola e fui incentivada pelos meus amigos a participar. Estou com boas expectativas, pois quero aprender como atua um deputado, como funciona uma sessão e acredito que será uma experiência muito enriquecedora”, disse.

Ana Clara Figueira, 16 anos, será a presidente da sessão inicial do Parlamento Jovem.

Já a jovem parlamentar, Camilla dos Santos, do Colégio Estadual Militarizado Luiz Ribeiro de Lima, destacou a influência da família e da escola na própria decisão. “Minha família e meus professores me incentivaram bastante. Entrei para adquirir experiência e porque realmente desejo trabalhar nessa área no futuro”, contou.

Para Gustavo Lopes, representante eleito do Colégio Estadual Militarizado Dom Pedro II, do município de Iracema, a motivação foi representar os colegas no projeto.

“Sempre ouvi reclamações na escola sem ter a quem levar. Resolvi agir e dar voz a essas demandas. É uma grande oportunidade que pode até me preparar para ser deputado no futuro”, vislumbrou.

Gustavo Lopes, do Colégio Estadual Militarizado Dom Pedro II, em Iracema, destaca a oportunidade de representar os colegas.

Próximos passos

A coordenadora do Parlamento Jovem Roraimense 2025, Claudimar Costa, também participou dos ensaios e apresentou as etapas seguintes do projeto do Legislativo roraimense.

“Após a posse, cada jovem parlamentar terá um padrinho, que será um deputado estadual. Eles participarão das sessões, reuniões e atividades da Casa, sempre acompanhados pela Superintendência Legislativa, que conduzirá o trabalho ao longo do mandato”, informou a coordenadora.

Coordenadora do Parlamento Jovem Roraimense, Claudimar Costa apresenta os próximos passos do projeto.

PJRR

O Projeto Parlamento Jovem Roraima é realizado pela Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR), por meio da Superintendência de Programas Especiais (SPE), e permite que os alunos participem de um processo eleitoral, atuem como deputados jovens e apresentem propostas para problemas que afetam suas comunidades. Tem como parceiros a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED) e o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR).

Nesta edição, 10 escolas estaduais, sendo seis na capital e quatro no interior, participarão do programa, cujo cronograma vai desde a campanha dos candidatos nas escolas, eleição, diplomação e posse, sendo as duas últimas etapas previstas para o dia 2 de setembro.

Anderson Caldas

Veja também

Topo