
O Espaço Usina Cultura, referência na formação e divulgação artística em Roraima, deu início nesta segunda-feira, 18, às atividades da oficina gratuita Cena Roraima, voltada à formação de atores e atrizes.
A abertura da oficina contou com a participação dos professores Fábio Furtado, Elder Torres e Paola Emperatriz, além dos gestores do Espaço Márcio Sergino e Silmara Costa e da mediadora cultural e integrante da equipe pedagógica do projeto Gyulle Anne Teixeira Cunha.
As primeiras aulas são conduzidas pelo ator e preparador corporal Fábio Furtado, integrante da equipe pedagógica do Galpão Cine Horto (Belo Horizonte-MG), responsável por uma semana intensiva de abertura. As aulas ocorrem no Espaço Usina Cultura, localizado na Rua Raio Solar, 509, Jóquei Clube.

Furtado destacou a potência da turma logo no primeiro encontro. “Temos uma turma muito potente, interessante, diversa, e essa diversidade é muito importante para o teatro, que precisa de corpos diferentes, vozes diferentes, de diversas identidades que falam de si. A expectativa para a semana é alta, espero que seja prazeroso e engrandecedor pra turma, que dê bons frutos e um ótimo resultado no final do projeto”, frisa.
Elivelton Magalhães, que já atua como integrante de um grupo de teatro em Roraima, falou sobre a motivação para participar da formação.

“Resolvi participar porque é o Espaço Usina fomentando esse projeto, trazendo grandes nomes da cena do teatro brasileiro, como o Grupo Galpão. E também pessoas que são relevantes na área do teatro aqui da nossa cidade. Então, resolvi participar porque é uma cena única, é uma oficina gratuita. Então, nada melhor do que estudar e praticar um pouco mais o teatro”, relata.
Além de Fábio Furtado, a equipe pedagógica conta com o dramaturgo e roteirista Elder Torres, a cantora e professora de canto Paola Emperatriz, e a orientação de Lydia Del Picchia (Grupo Galpão). A oficina terá três meses de duração, com conteúdos teóricos e práticos em atuação, improvisação, técnica vocal e corporal, culminando na criação e apresentação de cenas curtas em uma mostra teatral.
O projeto recebeu 134 inscrições e ampliou de 20 para 25 o número de vagas, e seguirá até novembro, com carga horária de 120 horas. O Cena Roraima é fomentado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas – Espaços Artísticos e integra a programação comemorativa de 32 anos da Cia Arteatro e dos 18 anos do Espaço Usina Cultura.

