Homenagens e emoção marcam celebração dos 300 anos da Igreja Católica em Roraima

Sessão Especial no Poder Legislativo concedeu comendas a evangelizadores e destacou papel do catolicismo no desenvolvimento do estado. – Fotos: Jader Souza / Marley Lima | SupCom/ALE-RR

Há 300 anos, chegava a Roraima os primeiros missionários católicos com a missão de catequizar evangelizar. Todo esse trabalho foi reconhecido em homenagem feita pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), na manhã desta sexta-feira, 29, em sessão especial.

O momento foi marcado por muita emoção, apresentações musicais, discursos memoráveis e pela entrega da Comenda Orgulho de Roraima a organizações católicas, bispos, padres e leigos que desempenham papéis fundamentais tanto na evangelização quanto em projetos sociais voltados a pessoas em vulnerabilidade social e econômica.

Soldado Sampaio, presidente da Assembleia Legislativa.

A homenagem foi requerida pelo presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), e aprovada em plenário. O parlamentar destacou a importância da igreja tanto para os povos originários quanto no contexto migratório atual.

“A história de Roraima se confunde naturalmente com a presença da Igreja Católica. Em 1725, os primeiros jesuítas chegaram à região com a missão de catequizar e evangelizar, mas também assumiram um papel social junto aos povos indígenas e aos migrantes que aqui se estabeleceram ao longo dos séculos”, disse.

Durante a cerimônia, o bispo de Diocese de Roraima, Dom Evaristo Pascoal Spengler, disse que a homenagem é uma forma de reconhecer a contribuição da igreja com a história de Roraima, sendo responsável, inclusive, por construir a primeira escola e hospital da região, e ofertar os primeiros cursos profissionalizantes.

Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Diocese de Roraima.

“São 300 anos de muitas histórias, muitas pessoas, muitos sonhos e muitas realizações. E nós estamos aqui agora para confirmar essa graça de Deus, que foi a vida dos que vieram de nós, as histórias acontecidas”, relembrou.

A catequista Deolinda Melquior da Silva, cuja história com a religião se iniciou há 43 anos na Raposa Serra do Sol – Terra Indígena localizada ao norte de Roraima – foi uma das homenageadas. Atualmente, ela evangeliza em 112 comunidades indígenas, e não escondeu a satisfação em receber a honraria da Assembleia Legislativa.

“É muito importante, porque fazer a evangelização neste chão é muito significativo. Nós somos católicos, somos povos originários, trabalhamos com a vida, com o projeto de Deus, com a natureza. Por isso, vivemos e continuamos bem firmes e fortes com nossa fé”, declarou.

Deolinda Melquior da Silva foi uma das pessoas homenageadas.

Momento histórico

A celebração dos 300 anos da Igreja Católica em Roraima, na Casa Legislativa, também foi motivo de muita emoção para quem acompanhou a solenidade. O deputado Marcos Jorge (Republicanos) enfatizou a importância do reconhecimento.

Deputado Marcos Jorge enfatizou a importância da celebração.

“Podemos destacar o cuidado e a preocupação da igreja com a população, com aqueles que já estavam aqui, com os que chegaram e com os que ainda chegam ao nosso estado. Sempre trazendo os ensinamentos e a palavra do nosso senhor Jesus. Todos nós fomos abençoados ao reconhecer o trabalho da Igreja Católica”, pontuou.

Por vídeo, Dom Raimundo Vanthuy Neto, o atual bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, celebrou a comemoração. O religioso fez parte da história de Roraima ao presidir igrejas em Boa Vista, até a transferência para o estado vizinho, em fevereiro de 2024.

“Celebrar os 300 anos é lembrar que esse contexto se dá dentro do processo colonial e a Igreja de Roraima continua sua missão evangelizadora. De modo especial, a luz do Evangelho e de Jesus é para que todos tenham Deus”, disse.

Dom Raimundo Vanthuy Neto foi figura marcante na história de Roraima.

Fazenda Esperança

Contando com a parceria da Igreja Católica, a Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica situada no município de Iracema, que acolhe homens em tratamento da dependência química, com base na espiritualidade, convivência e trabalho.

Para o coordenador da unidade, José Vades, a homenagem ao catolicismo reforça o papel da espiritualidade na sociedade. Ele explica que, sem essa ligação direta, o método de acolhimento seria completamente diferente.

José Vades, coordenador da Fazenda da Esperança em Roraima.

“O público que mais nos procura é formado por pessoas afastadas de Deus e, por isso, esse trabalho em conjunto com a igreja é tão importante. Se não houvesse essa ligação entre nós e a igreja, o tratamento da Fazenda da Esperança seria outro. Por isso, é muito gratificante estar aqui recebendo essa homenagem”, ressaltou.

Acordo de Cooperação

A cerimônia também foi marcada pela assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Assembleia Legislativa e a Diocese, que formalizou o processo de preservação do acervo histórico documental da instituição religiosa.

Adriana Cruz, superintendente do Instituto de Documentação, Acervo e Memória da ALE-RR.

Conforme explicou a superintendente do Instituto de Documentação, Acervo e Memória da ALE-RR, Adriana Cruz, a colaboração visa preservar, resgatar e digitalizar todo o acervo histórico que pertence à igreja e ao povo roraimense.

“Por meio desse material, será possível contar parte importante da história do nosso estado. A Assembleia, na pessoa do presidente Soldado Sampaio, abraçou com muito carinho essa iniciativa. O instituto vai colaborar com a preservação, realizando a digitalização e garantindo que futuras gerações tenham acesso a um patrimônio de valor inestimável para o estado”, acrescentou.

Evangelistas receberam comenda Orgulha de Roraima.

Confira a lista dos homenageados:

1. Dom Aldo Mongiano (em memória)

2. Dom José Aparecido Dias (em memória)

3. Ir. Telma Cristina Lage dos Santos (em memória)

4. Pe. Francisco Mário Ribeiro Castro (em memória)

5. Dom Evaristo Pascoal Spengler

6. Dom Mário Antônio da Silva

7. Dom Raimundo Vanthuy Neto

8. Ângela Maria Shardong

9. Deolinda Melquior da Silva

10. Elizabeth Sales de Lucena Vida

11. Ir. Carlo Zacquini

12. Jacir José de Souza

13. Luzinete Gomes Lima

14. Maria Joselha Lima

15. Pe. Antônio Jerffeson De Almeida Resende

16. Pe. Jesus Esteban Lopes Fernández Bobadilla

17. Pe. Josimar Lobo

18. Pe. Mauro Sérgio Maia da Silva

19. Apostolado da Oração

20. Articulação dos Serviços Eclesiais aos Migrantes e Refugiados (Asemir)

21. Cáritas Diocesana

22. Colégio Claretiano

23. Conferência dos Religiosos do Brasil Regional Roraima

24. Fazenda da Esperança

25. Instituto Missões da Consolata

26. Padres Fidei Donum

27. Pastoral Diocesana da Criança

28. Pastoral Diocesana da Juventude

29. Pastoral Diocesana Familiar

30. Pastoral Diocesana Indigenista

31. Rádio Monte Roraima

Bruna Cássia

Veja também

Topo