Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Em pose exclusiva para a coluna, o amigo alemão Thomas Müller, diretamente de Frankfurt, na Alemanha. Foto: Ralf Weissenstein

Kino

• A cineasta Lilith Cairú Abreu, indígena do povo Wapichana de Roraima, construiu uma trajetória marcada pela superação de barreiras sociais e culturais, tornando-se uma das vozes da produção audiovisual independente da região Norte.
***
• A experiência adquirida na sua origem como povo originário e como artista visual será levada ao público no I Festival LABmais – Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes, que acontece entre 4 a 6 de setembro, em Caxias do Sul (RS).
***
• O encontro reunirá jovens de 17 estados que participam do LABmais, projeto criado pelo Sesc com foco no trabalho com juventudes, protagonistas da produção e difusão dos conteúdos.

Kino II

• A Semana do Audiovisual de Roraima – Seda RR está com inscrições abertas para a sua 6ª edição, que acontece entre setembro de 2025 e fevereiro de 2026.
***
• O evento, que promove o cinema no extremo Norte do país, terá programações em quatro localidades: Campo Alegre, Serra do Tepequém, Normandia e Boa Vista.
***
• Entre as novidades desta edição está o lançamento da Seda Play, plataforma online que exibirá os filmes selecionados de Roraima ao lado de outros dez curtas-metragens nacionais, entre a última semana de janeiro e a primeira de fevereiro de 2026.

Kino III

• A 6ª edição é realizada pelo Coletivo Canoa Cultural, Circuito Fora do Eixo e Casa Ninja Amazônia, por meio da Lei Paulo Gustavo. Conta ainda com o apoio da Biosphere Records Audiovisual e do INVENTAR – Cinema de Fronteira.
***
• Além das mostras de filmes, a programação oferecerá oficinas e debates com realizadores locais e convidados de todo o Brasil.
***
• A participação é gratuita e as inscrições ficam abertas até esta sexta-feira, 5, pela plataforma Floresta Ativista. Dúvidas e informações: [email protected]. Acompanhe todas as etapas da Seda RR em @canoacultural no Instagram.

Caso inusitado

• Um condomínio em São José, na Grande Florianópolis (SC), gerou polêmica ao aprovar uma regra inusitada: proibir relações sexuais após as 22h.
***
• A decisão foi tomada em assembleia condominial após 18 reclamações formais de vizinhos incomodados por gemidos, batidas de móveis e conversas em tom elevado durante a madrugada.
***
• O caso rapidamente viralizou nas redes sociais, sendo apelidado de “toque de recolher do amor”. Segundo relatos de moradores, além da norma, o regulamento prevê advertências por escrito, multas de R$ 237 para reincidências e, em casos mais extremos, a possibilidade de apresentação de áudios gravados como prova em futuras assembleias. Também foi cogitada a instalação de sensores de ruído nos corredores do prédio. Segundo o advogado, especialista em Direito Condominial e do Consumidor, Daniel Romano Hajaj, a medida não tem validade legal. Ele explica que a decisão não tem respaldo jurídico.

Lilith Cairú Abreu participa do I Festival LABmais – Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes, que acontece entre 4 a 6 de setembro, em Caxias do Sul (RS). – Foto: Divulgação.

POR FALAR NISSO…

# Nesta sexta-feira, 5, é Dia Internacional da Caridade, Dia da Amazônia, Dia Oficial da Farmácia, Dia da Raça Brasileira e Dia Internacional da Mulher Indígena.

# Estão aniversariando nesta sexta-feira, 5: Mileide Lima Sobral, Cremildes Duarte Ramos e Márcia Damasceno Carageorge.

# No sábado, 6, quem comemora idade nova é Álvaro Duarte e Jacqueline Sobral. E no domingo, 7, apagam velinhas do bolo de aniversário: Cynthia Noleto, o juiz do TRE/RR Dr. Francisco de Assis Guimarães, Neti Costa, Fabrício Castelo Branco, Elcio Alvares e Miriam Coelho dos Santos, a quem dedicamos a coluna.

# Alguns meses após a saída de Anna Wintour, do cargo de editora chefe da revista americana Vogue, a marca anunciou sua sucessora. Quem assume a posição é Chloe Malle.

# O estilista italiano Giorgio Armani morreu na quinta-feira, 4, informou a empresa que leva seu nome. Armani, que tinha 91 anos, era sinônimo de estilo e elegância. Ele combinava o talento do estilista com a perspicácia de um homem de negócios, dirigindo uma empresa que movimentava cerca de 2,3 bilhões de euros por ano.

# O jovem italiano, Carlo Acutis, nascido no Reino Unido que morreu de leucemia em 2006 se tornará o primeiro santo católico da geração millennial no domingo, 7, em uma cerimônia conduzida pelo papa Leão XIV na Praça de São Pedro, que deverá atrair dezenas de milhares de fiéis.

# A comemoração dos 60 anos do vereador de Pacaraima, Aluízio Azevedo, será realizada no sábado, 6, a partir das 12h30, no Consulado.

Dividindo clic: Lucinete Cruz e Ana Regina Coelho dos Santos. – Foto: Acervo pessoal

VIRALIZAR

• Um ano após sua estreia no Festival de Veneza, “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, foi reconhecido como o melhor filme do ano pela Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci).
***
• Esta é a primeira vez que um longa brasileiro recebe essa honraria, que é considerada uma das mais prestigiadas do setor. A votação contou com a participação de 739 críticos de cinema de 75 países.
***
• O prêmio será entregue a Salles durante a abertura do 73º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, no dia 19 de setembro.

FLOPAR

• Os suicídios representam uma morte em cada 100 no mundo, informou com preocupação na terça-feira, 2, a Organização Mundial da Saúde (OMS), que lamenta a insuficiência dos avanços registrados contra uma das principais causas de morte entre os jovens.
***
• Em um novo relatório, a organização destaca que o suicídio é uma das principais causas de morte entre os jovens em todos os países e contextos socioeconômicos.
***
• Apesar dos esforços em escala mundial, os avanços são muito reduzidos para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS, adotado em 2015 das Nações Unidas, que visa reduzir em um terço as taxas de suicídio até 2030.

Marcando presença na coluna, a jovem estudante Isabela Veloso, do município de São Luiz do Anauá, que é uma das representantes do Parlamento Jovem 2025, iniciativa da ALE-RR. – Foto: Jader Souza

Veja também

Topo